Fuga de cérebros. 75% dos jovens brasileiros formados e qualificados têm vontade de deixar o país

Categoria Brasil Publicado em

75% dos jovens brasileiros formados e qualificados têm vontade de deixar o país, impulsionados por melhores condições econômicas, cultura, social e segurança.

Outro fator é que o Brasil investe pouco em tecnologia, pesquisas e inovação e restringe as oportunidades dos jovens.

Hoje a emigração destes supera a população da Paraíba e os que ficam, aguardam ações concretas do governo.

A falta de segurança e de perspectivas profissionais somadas ao alto custo de vida e impostos elevados fazem com que 19 milhões de jovens brasileiros, na faixa etária de 16 a 24 anos, queiram deixar o Brasil em busca de oportunidades no exterior. Portugal é o segundo principal destino, depois dos Estados Unidos. Em seguida estão Canadá, França, Espanha e Inglaterra.

Os dados são do Instituto DataFolha que ouviu 2.090 entrevistados. A pesquisa mostra que 50% dos que têm entre 25 e 34 anos gostariam de abandonar o Brasil. Esse percentual cai para 44%, na faixa de 35 a 44 anos e 32% para os que estão entre os 45 e os 59 anos. No grupo acima de 60 anos, o percentual é de 24%.

Vida mais simples
Formada em Letras pela Universidade de Brasília (UnB), Ana Carolina Viana, 36 anos, optou por deixar Brasília, onde sempre morou, e tentar vida nova em Lisboa.

Você também pode ler:

Prefeitura troca iluminação da Praça do bairro Bosque de Versalles

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, trocou a iluminação da Praça do

Read More...

GCMs recebem insígnias de inspetor e subinspetor

Os GCMs promovidos a inspetor e subinspetor receberam suas insígnias nesta terça-feira (14) na Casa da Memória “Pedro Pessotto

Read More...

Saema realiza troca de rede na Rua Machado de Assis, no Centro

O Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras) começou nesta terça (14) a troca de rede

Read More...

Mobile Sliding Menu