Prepare-se para mais uma onda de calor intensa

Categoria Brasil Publicado em

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo devido a uma onda de calor que está impactando severamente seis estados do Brasil.

As temperaturas até 5º C acima da média estão previstas para persistir até quarta-feira, 1º de maio, devido a essa condição climática excepcional.

Os estados afetados pelo alerta laranja do Inmet incluem Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Uma área de alta pressão na média atmosfera está atribuída como a causa dessa onda de calor, intensificando sobre o Mato Grosso do Sul e Paraná antes de se deslocar gradualmente para o leste do Sudeste do país.

Esse sistema de alta pressão mantém o ar seco e quente, contribuindo para o aumento das temperaturas em todo o Centro-Sul do Brasil.

Além das altas temperaturas, a falta de chuvas e o sistema de alta pressão estão resultando em dias ensolarados e baixa umidade do ar, especialmente neste final de abril.

As previsões indicam que essa condição de calor e secura persistirá ao longo da primeira semana de maio devido ao bloqueio atmosférico ocasionado pelo sistema de alta pressão.

Áreas mais afetadas
Cidades como Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Bauru, Ribeirão Preto e Araçatuba, em São Paulo, estão entre as que sentirão os efeitos mais severos da onda de calor. Nestas regiões, as temperaturas podem chegar a 37°C, com baixa umidade do ar, semelhante à de desertos.

Você também pode ler:

Araras esteve representada em encontro de gestores da habitação

A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, esteve representada no curso “Políticas Públicas Habitacionais: Resultados

Ler mais...

“Procon na Praça” acontece neste sábado (5)

Neste sábado (5), das 9h às 12h, no Coreto da Praça Barão, o Procon (Fundação de Proteção e Defesa

Ler mais...

Secretaria de Desenvolvimento recebe representantes do Sebrae

Na última terça-feira (1) a Prefeitura de Araras, por meio Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, recebeu representantes regionais do

Ler mais...

Mobile Sliding Menu