Projeto da FHO é vencedor do 12º prêmio Cidade das Árvores

Categoria Educação Publicado em

A Instituição foi uma das três vencedoras desta edição do prêmio de preservação ambiental, que é entregue anualmente pela Câmara Municipal de Araras. 

Na última terça-feira (11), a Câmara Municipal de Araras promoveu a 12ª edição do prêmio “Cidade das Árvores” de preservação ambiental, concedida anualmente às instituições do município que se destacam em atividades de preservação e recuperação do meio ambiente.

A Fundação Hermínio Ometto (FHO) foi uma das três vencedoras desta edição, com o projeto de extensão “Atividades Lúdicas de Zoologia e Meio Ambiente”; compartilhando este momento de celebração com o Rotary Club Araras Sul e a Emei Dona Rosa Padula Zurita. Todos os vencedores receberam uma medalha com o brasão da cidade e a gravura de uma macaubeira, árvore símbolo da 1ª Festa das Árvores de Araras, realizada há 122 anos.

A solenidade contou com a presença do vice-presidente da Câmara, Rodrigo Soares, que presidiu a cerimônia; o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Wagner Leveghim; e de vereadores e demais membros da comissão que escolheu os projetos vencedores de 2024.

O Reitor da Instituição, Prof. Dr. José Antonio Mendes, e a Coordenadora de Comunidade e Extensão, Profª Ma. Cristina da Cruz Franchini, estiveram presentes no evento para receber o prêmio e na tarde de ontem (13), reuniram-se com o Prof. Dr. Giuliano Grici Zacarin, responsável pelo projeto, e com os alunos do curso de Biologia que integram a ação para a entrega da premiação e as congratulações.

Dr. Mendes parabenizou o professor e a equipe pelo trabalho e pelo entusiasmo e dedicação demonstrado com os estudantes e o Prof. Giuliano destacou a valiosa experiência de trabalhar com crianças de todas as idades, apresentando na prática temas e conteúdos com os quais nem sempre teriam contato no dia a dia das aulas.

Os alunos Augusto Hiller Ferrari (4º ano), Júlia Barros (3º ano) e Raphael Henrique Oliveira de Souza (5º ano) também elogiaram as atividades. “Participar do projeto é uma experiência única. Tive a oportunidade de trabalhar com crianças de todas as idades e de levar nosso projeto a outras escolas. É muito gratificante porque podemos ver o encantamento das crianças durante a visita e aprendemos ensinando”, disse Raphael.

 

Projeto ensina zoologia e ecologia de forma lúdica para jovens estudantes

Desenvolvido entre alunos do curso de Ciências Biológicas da FHO, o projeto de extensão à comunidade “Atividades lúdicas na aprendizagem de Zoologia e Meio Ambiente” é gratuito e destinado a alunos de ensino fundamental e médio de Araras e região. Com um público anual de aproximadamente 1.500 estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares de todas as idades, nestes 11 anos já recebeu mais de 16 mil estudantes.

O projeto tem o objetivo de educar os visitantes para o Desenvolvimento Sustentável,  proporcionando uma aprendizagem baseada em atividades lúdicas e metodologias ativas, como palestras sobre zoologia e ecologia, oficinas pedagógicas, jogos educativos, plantio de mudas de árvores nativas e atividades ecológicas de interpretação e preservação da natureza na Trilha do Arboreto da Instituição, despertando a consciência para a preservação ambiental.

 

Com informações: Comunicação CMA

Você também pode ler:

Corrida 24 de Março arrecada 249 litros de leite para o Fuss

A edição 2025 da Corrida 24 de Março, em comemoração aos 154 anos de emancipação político-administrativa de Araras, aconteceu

Ler mais...

Acervo da Biblioteca Municipal recebe 160 novos livros

No mês de março, mais 160 novos livros foram adicionados ao acervo da Biblioteca Municipal Martinico Prado. Com obras

Ler mais...

Campanha de vacinação contra a influenza foi adiantada em Araras

A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informa que campanha de vacinação contra a influenza

Ler mais...

Mobile Sliding Menu