Projeto da FHO é vencedor do 12º prêmio Cidade das Árvores

Categoria Educação Publicado em

A Instituição foi uma das três vencedoras desta edição do prêmio de preservação ambiental, que é entregue anualmente pela Câmara Municipal de Araras. 

Na última terça-feira (11), a Câmara Municipal de Araras promoveu a 12ª edição do prêmio “Cidade das Árvores” de preservação ambiental, concedida anualmente às instituições do município que se destacam em atividades de preservação e recuperação do meio ambiente.

A Fundação Hermínio Ometto (FHO) foi uma das três vencedoras desta edição, com o projeto de extensão “Atividades Lúdicas de Zoologia e Meio Ambiente”; compartilhando este momento de celebração com o Rotary Club Araras Sul e a Emei Dona Rosa Padula Zurita. Todos os vencedores receberam uma medalha com o brasão da cidade e a gravura de uma macaubeira, árvore símbolo da 1ª Festa das Árvores de Araras, realizada há 122 anos.

A solenidade contou com a presença do vice-presidente da Câmara, Rodrigo Soares, que presidiu a cerimônia; o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Wagner Leveghim; e de vereadores e demais membros da comissão que escolheu os projetos vencedores de 2024.

O Reitor da Instituição, Prof. Dr. José Antonio Mendes, e a Coordenadora de Comunidade e Extensão, Profª Ma. Cristina da Cruz Franchini, estiveram presentes no evento para receber o prêmio e na tarde de ontem (13), reuniram-se com o Prof. Dr. Giuliano Grici Zacarin, responsável pelo projeto, e com os alunos do curso de Biologia que integram a ação para a entrega da premiação e as congratulações.

Dr. Mendes parabenizou o professor e a equipe pelo trabalho e pelo entusiasmo e dedicação demonstrado com os estudantes e o Prof. Giuliano destacou a valiosa experiência de trabalhar com crianças de todas as idades, apresentando na prática temas e conteúdos com os quais nem sempre teriam contato no dia a dia das aulas.

Os alunos Augusto Hiller Ferrari (4º ano), Júlia Barros (3º ano) e Raphael Henrique Oliveira de Souza (5º ano) também elogiaram as atividades. “Participar do projeto é uma experiência única. Tive a oportunidade de trabalhar com crianças de todas as idades e de levar nosso projeto a outras escolas. É muito gratificante porque podemos ver o encantamento das crianças durante a visita e aprendemos ensinando”, disse Raphael.

 

Projeto ensina zoologia e ecologia de forma lúdica para jovens estudantes

Desenvolvido entre alunos do curso de Ciências Biológicas da FHO, o projeto de extensão à comunidade “Atividades lúdicas na aprendizagem de Zoologia e Meio Ambiente” é gratuito e destinado a alunos de ensino fundamental e médio de Araras e região. Com um público anual de aproximadamente 1.500 estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares de todas as idades, nestes 11 anos já recebeu mais de 16 mil estudantes.

O projeto tem o objetivo de educar os visitantes para o Desenvolvimento Sustentável,  proporcionando uma aprendizagem baseada em atividades lúdicas e metodologias ativas, como palestras sobre zoologia e ecologia, oficinas pedagógicas, jogos educativos, plantio de mudas de árvores nativas e atividades ecológicas de interpretação e preservação da natureza na Trilha do Arboreto da Instituição, despertando a consciência para a preservação ambiental.

 

Com informações: Comunicação CMA

Mobile Sliding Menu