Um dos rios mais importantes de São Paulo é tomado por toneladas de peixes mortos

Categoria Região Publicado em
- Updated

O Rio Piracicaba, um dos mais importantes rios de São Paulo, está tomado por dezenas de toneladas de peixes mortos.

A mortandade chegou a uma área de proteção ambiental conhecida como o Pantanal Paulista, em São Pedro, no interior de São Paulo. Peixes de diversas espécies do Rio Piracicaba não resistiram.

Em um ponto crítico dá para ter ideia da dimensão do problema. É tanto peixe morto que mal dá para ver a água. O cheiro, claro, também é muito forte. E o mais difícil é constatar que essa não é uma realidade isolada. Ao longo do Rio Piracicaba é possível encontrar outros sinais deste desastre ambiental.

A morte de peixes começou na semana passada. Análises da Companhia Ambiental de São Paulo, a Cetesb indicaram que o problema foi causado pelo despejo irregular de resíduo industrial de uma usina de açúcar. O ponto inicial fica a 60 km do trecho onde mais peixes apareceram boiando nesta terça-feira (16).

A Cetesb deve concluir o laudo sobre a dimensão do prejuízo para o meio ambiente até sexta-feira (19).

“A questão de não comunicação, a quantidade de peixes que morreu. Além de ter afetado a área de preservação. Então, a punição será muito severa, mas o valor ainda não foi definido”, afirma Adriano Queiroz, diretor de controle e licenciamento da Cetesb.

A Polícia Civil abriu um inquérito. O Ministério Público Paulista fez uma vistoria na usina para avaliar as possíveis punições.

“Em um segundo momento, o aprofundamento da investigação para a responsabilização criminal da empresa e dirigentes da empresa, porque em matéria de meio ambiente, o crime atinge também a pessoa física”, diz Ivan Castanheiro, promotor de justiça.

Enquanto milhares de peixes não resistiram, outros ainda lutam pela vida.

“É uma triste muito grande para a gente ver essa mortandade de peixes e saber que isso vai demorar muito para ser recuperado”, lamenta o pescador José Benedito Veronez.
A Usina São José afirmou que colabora com as investigações e que, até agora, não há comprovação de que a empresa tenha causado a mortandade de peixes.

Você também pode ler:

Novo Pronto Atendimento Municipal do Hospital Mandic será inaugurado nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (25), às 11h a Prefeitura de Araras e a São Leopoldo Mandic inauguram o novo prédio do

Read More...

Secretaria de Educação promove 8º Festival Desportivo Adaptado

Na manhã desta sexta-feira (22), no CAEE (Centro de Atendimento Educacional Especializado) “Ettore Zuntini”, a Secretaria Municipal de Educação

Read More...

Reforma da ESF “Vital Pacífico Homem”, no José Ometto IV, é entregue

A reforma da ESF (Estratégia Saúde da Família) “Vital Pacífico Homem”, localizada no bairro José Ometto IV, foi entregue

Read More...

Mobile Sliding Menu