Representantes das secretarias de Educação e da Saúde se reuniram na Emei Professora Sueli Aparecida Faggion Castagna para tratar das ações contra os escorpiões que tem aparecido na escola. “É um problema estrutural, precisamos do auxílio de várias secretarias como a Saúde, Serviços Públicos e Saema”, disse Heleine Villas Bôas, secretária municipal de Educação.
Ainda segundo ela, as medidas foram tomadas durante todo o ano, mas agora as aulas serão suspensas na unidade e os mais de 200 alunos, remanejados. “Estamos avisando os pais e fazendo de tudo para que todos os estudantes cumpram os dias do ano letivo”, afirma.
A escola que tem galinhas d’angola, galinhas comuns, está realizando fechamento de frestas em todo prédio com espuma expansiva e colocou redes nos ralos. “Estamos entrando em um período de calor e chuvas, o que faz com que os escorpiões apareçam em maior número”, reforça Margareth Pagotti, diretora de Vigilância e Saúde, da secretaria da Saúde.
Se uma criança ou adulto for picada por escorpião, deve-se procurar a Santa Casa, que tem o soro antiescorpiônico. Já se o animal for encontrado, a recomendação é entrar em contato com o número 156 para vistoria ou (19) 3551-5840 para orientações e métodos de prevenção e controle.