A apresentação especial neste domingo (6), no coreto da Praça Barão de Araras, celebrou o título de Patrimônio Cultural e Imaterial do Município recebido pela Banda Municipal, a Orquestra de Sopros de Araras “Maestro Francisco Paulo Russo”.
“Esse é um momento de muita alegria para todos nós, ararenses. Antes mesmo deste título oficial, a Banda já era uma referência cultural da cidade, por toda representatividade que já tem. Parabéns, Orquestra!”, disse o prefeito Irineu Maretto, que prestigiou a apresentação.
Também esteve presente o secretário municipal de Cultura, Marcelo Daniel (Mussa), que ressaltou a importância da Banda Municipal no cenário cultural da cidade. “Essa certificação só aumenta a relevância da Banda Municipal, quando o assunto é a cultura ararense. Ela é parte de nossa história, uma referência musical e um orgulho enorme pra todos nós”, reforçou Mussa.
O título foi aprovado pela Câmara Municipal em 2024 e sancionado pelo prefeito Irineu Maretto agora, em 2025. O Projeto de Lei que deu origem à honraria é de autoria da vereadora Ana Júlia Casagrande (PSD), que também prestigiou a apresentação da Banda Municipal e entregou aos representantes a documentação que tramitou na Câmara. Um gesto simbólico que marcou a comemoração da entrega do título.