A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Educação, firmou um acordo com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) de cooperação técnica para a promoção do esporte paralímpico no contexto educacional. A assinatura aconteceu nesta terça-feira (08) na sede da própria Secretaria.
Assinaram o acordo a vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Elaine Brambilla, representando o prefeito Irineu Maretto; o secretário de Educação, Bruno Roza; o coordenador do programa de Educação Paralímpica do CPB, David Farias Costa; e o professor e gestor da parceria, Eduardo Aleixo da Costa. “Com essa parceria, professores e gestores poderão participar de cursos, como o de fundamentos básicos do esporte, com carga horária de 46 horas, com formação voltada para a inclusão, acessibilidade e diversidade”, explica Bruno Roza.
Em sua fala, o coordenador do programa ressaltou a importância do esporte para a transformação das vidas de crianças, jovens e adultos com deficiência. “O CPB tem uma missão além do esporte de alto rendimento que é fomentar o esporte paralímpico nos municípios”, afirma David. “A dificuldade não é a limitação que vem da deficiência, é a não inclusão, a falta de acesso. Todos têm direito ao acesso à autonomia”.
O secretário de Esportes, Luiz Paulo Franco, também participou do evento e destacou a importância da iniciativa para a cidade. “Cabe ao esporte e à educação proporcionarem essa oportunidade, por isso é importante essa ação conjunta entre as secretarias”, disse.
A vice-prefeita Elaine Brambilla corroborou com a fala do secretário. “É um privilégio participar deste momento. É muito positivo e um passo importante para a cidade retomar a sua credibilidade”, concluiu.