Mais de 98% dos casos de dengue em Araras foram contraídos no município

Categoria Saúde Publicado em
- Updated

A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informa que mais de 98% dos casos de dengue confirmados em Araras são autóctones, ou seja, foram contraídos aqui mesmo no município.

Segundo o último boletim semanal divulgado pelo Setor de Controle de Endemias, dos 2.380 casos positivos atuais, 2.352 (98,82%) são ararenses, e, apenas 28 (1,18%) são importados, ou seja, contraídos fora da cidade. “Nesta semana, o município registou 227 novos casos de dengue, número significante e alarmante. Nossa cidade está em situação de emergência e, por isso, precisamos da ajuda de todos para combater os focos do Aedes aegypti”, disse a coordenadora do Setor de Endemias, Luciana Bianco.

A região da cidade com mais casos da doença é a Norte, com 509 (21,4%), seguida pela Sul, com 341 (14,3%), Nordeste, com 294 (12,3%), Leste 1, com 283 (11,9%), Sudeste, com 225 (9,4%), Oeste, com 223 (9,4%), Sudoeste, com 198 (8,3%), Leste 2, com 186 (7,8%), Central, com 85 (3,6%) e Rural, com 35 (1,5%).

O informativo também mostra que, no momento, Araras conta sete mortes confirmadas e outras quatro estão sendo investigadas. Além de 11 internações e 172 pessoas aguardam resultado de exames.

Em 2024, foram confirmados 1.842 casos da doença na cidade. Até então, o ano com piores números referentes à dengue na cidade foi 2022, com 2.942 casos da doença e quatro óbitos.

Sintomas de dengue

Os sintomas de dengue iniciam de uma hora para outra e duram de cinco a sete dias. Normalmente, eles surgem entre três a 15 dias após a picada pelo mosquito infectado. Os principais sinais são:

– Febre alta com início súbito (entre 39º a 40º C)

– Forte dor de cabeça

– Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento deles

– Manchas e erupções na pele, pelo corpo todo, normalmente com coceiras

– Extremo cansaço

– Moleza e dor no corpo

– Muitas dores nos ossos e articulações

– Náuseas e vômitos

– Tontura

– Perda de apetite e paladar

Você também pode ler:

Prefeitura reinaugura o Centro Dia do Idoso “Orlando Denardi”

A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, reinaugurou nesta sexta-feira (13) o Centro Dia

Ler mais...

Missa de Santo Antônio é celebrada na Casa da Memória

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (13), a missa em comemoração ao Dia de Santo Antônio, na Capela de Santo

Ler mais...

Prefeitura abre inscrições para concurso público

Com cargos de ensino fundamental (incompleto e completo), médio/técnico e superior, a Prefeitura de Araras abre inscrições para o

Ler mais...

Mobile Sliding Menu