A veiculação de notícias no final de 2017 com a informação de que os eleitores que não fizessem biometria seriam multados em R$ 150,00, além de perderem direito a documentos como Carteira Nacional de Habilitação e até a aposentadoria, levou muitas pessoas aos Cartórios Eleitorais.
Na cidade de Araras, que possui 96 mil eleitores, não foi diferente. A procura pelo serviço aumentou bastante, principalmente por parte de idosos. No município cerca de 17 mil eleitores já fizeram biometria, segundo a chefe substituta do Cartório Eleitoral, Ângela Maria de Oliveira Gulyas. Ela explicou que “por enquanto a biometria não é obrigatória e o fato de não fazê-la não ocasionará a perda de documentos, não ocorrerá suspensão e o eleitor vai votar normalmente no pleito de outubro. Quando for obrigatório há a determinação do TSE e TRE e será realizada campanha que será amplamente divulgada”.
O agendamento para biometria pode ser feito pelo site www.tre-sp.jus.br/eleitor/agendamento-titulo-eleitoral-3 ou pessoalmente no Cartório Eleitoral, na avenida Zurita, 681, Jardim Belvedere, de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas.
Cidades como Rio Claro e Limeira o cadastramento por enquanto também não é obrigatório.
Fonte: Jornal Opinião – Site