Na próxima semana será apresentado um sistema eletrônico inteligente de câmeras de monitoramento e vigilância pública e privada para blindar a cidade de Araras (SP).
“Esse sistema será monitorado 24 horas, pela Guarda Civil Municipal, Polícia Civil e Polícia Militar, ou seja, pelas Forças de Seguranças Unidas, e irá possibilitar que, as pessoas que já possuem sistemas de alarmes e câmeras de vigilância em suas residências uma interação com a Central de Monitoramento e Inteligência”, disse Marcos Buzolin – Secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil.
Essa Central irá ficar na Delegacia de Polícia Civil, onde terá representantes das Forças de Seguranças Unidas fazendo diretamente esse monitoramento.
As polícias militar e Guarda Civil Municipal estarão em patrulhamento subdivididas em setores regionalizados, ou seja, em cinco setores: Região Central, Região Norte, Região Sul, Região Leste e Região Oeste. Cada uma delas com várias equipes de policiamento.
“Quando ocorrer um acionamento, seja, através de um botão de pânico, ou uma cerca elétrica violada, ou uma porta arrombada, o sistema de segurança será imediatamente acionado e, em tempo real, os sistemas eletrônicos nas viaturas irão acionar a equipe de policiamento mais próxima do local, através do sistema de GPS”, destacou o secretário.
Em alguns casos, as pessoas que saírem para passear, as suas residências estarão sendo monitoradas pelas Forças de Seguranças Unidas, deste modo, o sistema de inteligência artificial irá acionar eletronicamente as equipes de policiamento mais próxima, cujo o tempo de resposta, jamais irá ser maior que 5 minutos.
Esse sistema eletrônico inteligente irá identificar todos os veículos irregulares que entrarem na nossa cidade, a exemplo, veículos furtados, roubados ou vulgarmente conhecido como “dublê” ou veículo “clonado”.
Este sistema eletrônico inteligente tem condições de cruzar dados e informações relevantes que identifica todos os suspeitos e veículos, é possível saber em tempo real a situação de todas as cidades circunvizinhas e adjacentes quanto aos delitos que venham ocorrer.
“Com isso teremos como interceptar qualquer tentativa de invasão na circunscrição do nosso município, pelos criminosos, assim, desta forma, é que podemos fazer Araras mais Segura”, finalizou Buzolin.
A apresentação do projeto, acontece na próxima segunda-feira, dia 26/03/2018, às 10:00 horas, no anfiteatro da Casa da Memória (calçadão).