A ação foi realizada por agentes de trânsito do DETRAN e por Policial Civil do SIG – Setor de Investigações Gerais de Araras, SP.
Uma autoescola de Araras (SP) foi autuada por suspeita de fraude durante fiscalização da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), no Jardim Belvedere, nesta terça-feira (22). O proprietário, um instrutor e um aluno foram presos. Não é a primeira vez que a mesma autoescola se envolve com esse tipo de fraude.
De acordo com informações da Polícia Civil, um agente de trânsito encontrou o ônibus estacionado próximo da autoescola, mas no sistema do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran/SP) constava que o veículo estava sendo usado em aula.
O agente de trânsito e uma diretora do Ciretran foram até o centro de formação de condutores e encontraram uma suspeita de fraude. Ao ser chamado, o aluno que deveria estar tendo aula no ônibus chegou ao estabelecimento de motocicleta, mesmo assim disse que estava tendo a aula registrada no sistema.
“Ficou comprovado que o instrutor, com o conhecimento do proprietário e do aluno, fez a abertura da aula que não estava sendo realizada. Pior,[aula] para condutor de ônibus, que vai transportar passageiros e crianças”, disse o delegado do Setor de Investigações Gerais (SIG), Tabajara Zuliani dos Santos.
Autuação
O proprietário da autoescola e o aluno e o instrutor que constavam no registro da aula foram autuados no artigo 313 A, do Código Penal, que dispõe sobre falsa inserção de dados no sistema digital da administração pública e tem pena prevista e 2 a 12 anos de reclusão e não é permitida a concessão de fiança. Eles estão presos e devem passar por audiência de custódia na quarta-feira (23).
“É uma prática que tem se tornado comum. E eu vejo isso como um exemplo tanto para os donos dos CFCs, instrutores e alunos que usam esse método fraudulento, que sirva de um exemplo para todos eles, para que isso pare”, afirmou o delegado.
Fonte: Repórter Beto Ribeiro