Coordenada pelo Departamento de Meio Ambiente, ação foi efetivada na manhã desta sexta-feira (21), no CRAS Pró-Arara
Em razão às comemorações ao Dia da Árvore – celebrado no dia 21 de setembro – a Prefeitura de Araras realizou nesta sexta-feira o plantio de duas mudas de pitangueiras, cujas sementes passaram pelo trato digestivo dos tucanos do CRAS Pró-Arara (Centro de Reabilitação de Aves Silvestres) para serem germinadas.
Coordenada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, por meio do DMA (Departamento de Meio Ambiente), a iniciativa faz parte das ações comemorativas à Semana de Defesa da Fauna e Flora – data conscientização da população a respeito da conservação do habitat dos animais e proteção das espécies no Brasil, além do desmatamento das florestas, tráfico de animais e a ocupação humana desenfreada.
Estiveram presentes no evento alunos do 6º e 7º anos da EE Ignácio Zurita Jr., juntamente à professora responsável, Raquel Roco; o responsável pelo Tiro de Guerra de Araras, subtenente Claudio Deoclécio dos Santos; Luiz Pitelli, diretor do DMA (Departamento de Meio Ambiente); Fabiana Hencklein, bióloga do Pró-Arara; a médica veterinária, também do Pró-Araras, Fernanda Magajevski; Ariane Maria Leoni, doutoranda em Ecologia e Recursos Naturais pela Ufscar; Carlos Cerri Júnior, secretário municipal de Serviços Públicos, Urbanos e Rurais; o Sr. Durval de Oliveira, cidadão dedicado ao meio ambiente e responsável por 20% das árvores plantadas na cidade.
O CRAS Pró-Arara é coordenado pela Prefeitura, por meio do DMA (Departamento de Meio Ambiente de Araras), e tem como objetivo cuidar das aves nativas, apreendidas em cativeiro ou vítimas de acidentes, visando a reabilitação e reintegração ao seu habitat natural. Mais informações sobre o Centro Pró-Arara podem ser obtidas pelo telefone 3542-3538.
Semana de Defesa da Fauna e Flora – Programação Especial
No dia 27 de setembro, a Prefeitura irá realizar um evento especial para comemorar a Semana de Defesa da Fauna e Flora. Coordenada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos Urbanos e Rurais, junto ao CRAS Pró-Arara (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), a iniciativa acontece no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita – localizado na Avenida Ângelo Franzini, s/n°, Jardim dos Ipês – com início às 18h50.
Programação completa do evento
18h50: Abertura
19h: Apresentação dos indicadores socioambientais (Usina São João)
19h30: Intervalo (coffee break)
20h: Exibição do documentário: “E agora? O tráfico de animais silvestres no Brasil”
22h: Encerramento