Tome muito cuidado pois o calor provoca infestação de escorpiões dentro de casa!
Os escorpiões que muitas vezes ocupam áreas externas como bueiros e terrenos baldios, invadem as casas no verão para se esconder em lugares escuros e úmidos.
Locais que acumulem material, como dispensas, armários, quintais, favorecem o aparecimento do bicho, pois estes locais contribuem para o surgimento de insetos, como baratas e gafanhotos, alimento preferido dos escorpiões.
A espécie mais venenosa!
O mais comum visto nas casas – o escorpião amarelo (Tityus serrulatus) – tem entre 6 e 7 centímetros de comprimento e é considerado o mais venenoso da América do Sul. O seu veneno pode ser letal em crianças e idosos. E muita atenção: eles andam em pares. Portanto caso se deparar com um, se prepare, porque ainda tem outro por aí.
Uma medida comum que as pessoas tomam para se proteger dos escorpiões é colocar bloqueadores de pano nas portas e também redes nos ralos, mas a medida não é comprovadamente segura.
Veneno para inseto mata escorpião?
Não. Na verdade, o veneno causa um efeito contrário, atiça-os para fora de suas tocas e ainda faz com que eles se reproduzam mais rapidamente, lançando de 20 a 30 filhotes no ambiente.
Prevenção é a solução!
Como o veneno de insetos não funciona e você não quer correr o risco de enfrentar um, o melhor mesmo é evitar o acúmulo de lixo e entulho dentro e se possível, ao redor da sua casa.
Ande sempre calçado e mantenha sua casa limpa e livre de sujeira. Coisas simples fazem muita diferença, portanto anote outras dicas:
– Evite deixar louça na pia da cozinha;
– Retire o lixo do banheiro diariamente;
– Tampe todos os buracos não usados da casa: tomadas, conexões de telefone, ralos e pias. Assim você evita o surgimento de baratas e outros insetos, que são a principal fonte de alimentação dos escorpiões.
– Mantenha camas e berços afastados pelo menos 10 cm da parede;
– Evite que lençóis e mosquiteiros de berço toquem o chão;
– Se tiver jardim em casa, mantenha-o sempre aparado e bem cuidado;
– Despeje água sanitária semanalmente nos ralos;
– Antes de se vestir, bata os sapatos, luvas, bolsas, etc. Sacuda as roupas (inclusive as de cama) para ver se não existem escorpiões dentro.
– Use galhos secos de lavanda ou sementes nas janelas, portas e gavetas. Escorpiões não gostam do cheiro.
Fui picado… e agora?
Caso você tenha sido picado por um escorpião, imediatamente tome as seguintes ações:
Limpe o local com água e sabão;
Não aplique nenhum tipo de substância sobre o local da picada (álcool, ervas, etc);
Não amarre ou faça curativos que fechem o local;
Procure orientação médica imediata;
Se possível, capture o animal e leve-o ao serviço de saúde para a identificação do escorpião causador do acidente.
Informações adicionais
Em caso de ataque, ligue para 0800 6446 774 — Centro de Informação Toxicológica (orientação de primeiros-socorros em casos de acidentes);
Recomendamos a leitura desse manual do Ministério da Saúde sobre controle de pragas urbanas, em específico – o escorpião: Manual de Controle do Escorpião
Compartilhe com seus amigos para que todos tenham cuidado!