A Prefeitura de Araras deu a largada para a implantação da rede de fibra ótica em praças e prédios públicos, incluindo unidades de ensino e saúde, com a abertura de licitação para contratar empresa especializada no setor. A publicação foi feita no Diário Oficial Eletrônico do último sábado (28) e está disponível no site da Prefeitura de Araras – araras.sp.gov.br.
Serão 120 km de fibra ótica passando pela cidade, beneficiando 115 pontos, com o objetivo de melhorar o sistema de telecomunicações e o atendimento à população. Com a interligação, o acesso à internet ficará mais rápido, seguro e terá maior disponibilidade, dinamizando a transmissão de dados e o trabalho administrativo nos mais diversos setores.
De acordo com o projeto da Secretaria Municipal da Administração, elaborado pela equipe do DTI (Departamento de Tecnologia e Informação), a modernização tecnológica terá redução de custos, agilidade na resposta das solicitações encaminhadas à Prefeitura, economia telefônica, mais controle administrativo e funcional, além de permitir a instalação de câmeras de segurança nas entradas das escolas e wifi gratuito nas principais praças da cidade.
“Um dos nossos objetivos é levar internet de alta velocidade para todas as Secretarias e departamentos da Prefeitura. O custo inicial para a implantação do projeto é de R$ 10 mil por ponto de acesso. Com a redução nos gastos de telefonia, pagaremos isso em dois anos”, comentou o diretor do DTI, David Eloan da Cruz.
As pastas contendo os editais e anexos estão disponíveis aos interessados no Departamento de Compras, localizado na Rua Pedro Álvares Cabral, 81, Centro, das 9h às 16h. O conteúdo também pode ser obtido no site da Prefeitura em araras.sp.gov.br/licitação. As propostas serão recebidas até o dia 18 de julho. Após a contratação e assinatura do contrato, a empresa terá 180 dias para implantação da rede.