O Serviço de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura de Araras realizou 13,9 mil atendimentos no primeiro semestre deste ano. A maioria foi feita pelo telefone 156 – além dele, a população também pode acionar o serviço pelo aplicativo de celular disponível para os sistemas Android e IOS, pelo email [email protected] e também pessoalmente no Departamento de Ouvidoria, que funciona no Paço Municipal (Rua Pedro Álvares Cabral, 83, Centro).
De acordo com o setor, os atendimentos envolveram principalmente dúvidas sobre coleta de entulho, protocolos para troca de iluminação pública e orientações gerais sobre a administração municipal. No primeiro semestre deste ano, os atendimentos geraram 3.795 ocorrências – 70% delas já resolvidas.
“O serviço 156 é um importante canal de comunicação entre a Prefeitura e a população de Araras. Por meio dele, conseguimos atender solicitações, orientar as pessoas e melhorar os serviços realizados pela administração”, explica o prefeito Junior Franco.
O diretor do Departamento de Ouvidoria Jean Carlo da Costa reforça a importância da população solicitar serviços da Prefeitura, via telefone 156 ou aplicativo. “Os atendimentos geram um protocolo que possibilita que a pessoa acompanhe o andamento das ações, mostrando a transparência do processo”, conclui.
Quando acionar o atendimento
O Serviço de Atendimento ao Cidadão pode ser acionado sempre que o ararense quiser reclamar, solicitar ações da Prefeitura, fazer sugestões e buscar orientações sobre a administração municipal.
Para abrir um protocolo é necessário fazer cadastro no sistema, com nome, CPF, telefone e email. Após o cadastro, no entanto, há possibilidade do processo seguir a tramitação normal sem que ela envolva a identificação do cidadão – o anonimato é garantido durante todo o procedimento.
Como acionar o serviço:
– Pelo telefone 156
– Pelo aplicativo de celular (na loja Play Store para Android ou na Apple Store para IOS) – Prefeitura de Araras – DTI
– Pelo site: http://www.aplicativos.pma.sp.gov.br/ouvidoria-app/
– Pelo email: [email protected]
– Pessoalmente no Departamento de Ouvidoria, que funciona no Paço Municipal, na Rua Pedro Álvares Cabral, 83, Centro