52 anos da GCM: guardas serão homenageados pelos 25 e 30 anos de carreira

Categoria Notícias, Polícia Publicado em

Guardas civis municipais serão homenageados pelos 25 e 30 anos de relevantes serviços prestados à população ararense, durante o aniversário de 52 anos da Guarda Civil Municipal de Araras, que será celebrado nesta quinta-feira (3). O evento organizado pela Prefeitura de Araras será no Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo, a partir das 9h, e tem entrada franca.

A solenidade vai contar com a presença do prefeito Junior Franco, do secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, Wanderleim Geraldo Junior, e do comandante e inspetor de carreira, Ricardo Fernando Sgobbi, além de representantes das forças de segurança do município, imprensa e demais autoridades locais.

Atualmente, a corporação conta com efetivo de 173 guardas, sendo 23 mulheres.

GCM de Araras

A Guarda Municipal foi fundada pelo então prefeito Ivan Estevam Zurita com o objetivo de cuidar do patrimônio público municipal e auxiliar a Polícia Militar, que, na época, possuía somente 13 policiais. A corporação de Araras foi a primeira Guarda Municipal armada do Estado de São Paulo e era composta por 30 homens subordinados à delegacia de polícia.

O objetivo constitucional da Guarda Municipal era proteger os usuários e servidores dos serviços públicos, bem como preservar o patrimônio do município, evitando conflitos e atos de vandalismo em praças, parques, escolas, centros de saúde e outros locais com grande concentração de pessoas, além de auxiliar as polícias Civil e Militar.

Atualmente, a GCM está incorporada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, assim como o Departamento de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento, Departamento de Vigilância Patrimonial, Divisão de Defesa Civil e o Departamento Municipal de Trânsito.

🎧 Rádio Araras FM 107,7 Ao Vivo

Você também pode ler:

Mutirão contra dengue retira 600kg de possíveis criadouros

A Secretaria Municipal da Saúde realizou, no último sábado (17), mais um mutirão de combate à dengue em Araras.

Ler mais...

Vigilância Sanitária de Araras altera fluxo para liberação de receitas eletrônicas

A Vigilância Sanitária de Araras alterou o fluxo para liberação da numeração de receitas eletrônicas dos tipos A, B,

Ler mais...

66ª Maratona de Desenho reúne 2.000 pessoas na Praça Barão

Com o tema “O planeta e suas riquezas”, a 66ª Maratona de Desenho “Hélio Ferreira da Silva” reuniu 2.000

Ler mais...

Mobile Sliding Menu