Guardas civis municipais serão homenageados pelos 25 e 30 anos de relevantes serviços prestados à população ararense, durante o aniversário de 52 anos da Guarda Civil Municipal de Araras, que será celebrado nesta quinta-feira (3). O evento organizado pela Prefeitura de Araras será no Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo, a partir das 9h, e tem entrada franca.
A solenidade vai contar com a presença do prefeito Junior Franco, do secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, Wanderleim Geraldo Junior, e do comandante e inspetor de carreira, Ricardo Fernando Sgobbi, além de representantes das forças de segurança do município, imprensa e demais autoridades locais.
Atualmente, a corporação conta com efetivo de 173 guardas, sendo 23 mulheres.
GCM de Araras
A Guarda Municipal foi fundada pelo então prefeito Ivan Estevam Zurita com o objetivo de cuidar do patrimônio público municipal e auxiliar a Polícia Militar, que, na época, possuía somente 13 policiais. A corporação de Araras foi a primeira Guarda Municipal armada do Estado de São Paulo e era composta por 30 homens subordinados à delegacia de polícia.
O objetivo constitucional da Guarda Municipal era proteger os usuários e servidores dos serviços públicos, bem como preservar o patrimônio do município, evitando conflitos e atos de vandalismo em praças, parques, escolas, centros de saúde e outros locais com grande concentração de pessoas, além de auxiliar as polícias Civil e Militar.
Atualmente, a GCM está incorporada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, assim como o Departamento de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento, Departamento de Vigilância Patrimonial, Divisão de Defesa Civil e o Departamento Municipal de Trânsito.