O número de procedimentos odontológicos realizados nos postos de saúde de Araras aumentou 770% no segundo quadrimestre deste ano, em comparação aos primeiros quatro meses de 2019. Esse aumento significativo tem relação com o trabalho de reorganização do setor realizado pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde.
Entre maio e agosto, 4.021 procedimentos coletivos – que incluem escovação e aplicação de flúor – foram realizados na Atenção Básica. No primeiro quadrimestre, foram apenas 462.
No total, 36.664 atendimentos foram registrados no segundo quadrimestre, sendo 15.935 consultas e procedimentos odontológicos nas UBS (Unidades Básicas de Saúde), 15.139 nos ESF (Estratégia Saúde da Família) e 5.590 atividades educativas e de prevenção, número 37% maior do que o registrado nos primeiros quatro meses do ano – 26.611 procedimentos.
“Esses números excepcionalmente maiores têm relação com algumas mudanças que estamos realizando na Secretaria de Saúde, com a reorganização de dentistas para todas as unidades de saúde, além de uma parceria com a Fundação Hermínio Ometto”, explicou o secretário da Saúde, Romildo Benedito Borelli.
Na Atenção Especializada, os atendimentos também aumentaram: 1.409 consultas e procedimentos odontológicos, como canal, foram registrados na endodontia e 1.096 procedimentos, como os de remoção de tártaro, foram realizados na periodontia. Nos primeiros quatro meses do ano, os números foram, respectivamente, 1.219 e 775.
Araras é referência em prevenção e diagnóstico ao câncer bucal
Na mesma medida em que o número de atendimentos, procedimentos e atividades educativas cresce, a cidade se torna referência no que diz respeito ao cuidado bucal.
Com 3.320 atendimentos realizados na Campanha de Prevenção e Diagnóstico ao Câncer Bucal, realizada entre maio e julho, Araras foi destaque entre as 26 cidades que integram o Departamento Regional de Saúde X (DRS X – Piracicaba), alcançado o 1° lugar no que diz respeito à precaução da doença.
Desse total, 3.226 pessoas apresentavam condições normais nos tecidos bucais, 79 apresentavam condições anormais, sem suspeita de malignidade, e 15 apresentavam sinais de malignidade. Entre as pessoas atendidas, 2.161 necessitavam de algum tipo de tratamento odontológico – 1.265 delas precisavam de prótese bucal.
“Trabalhamos de maneira intensa para que os atendimentos odontológicos da Secretaria de Saúde sejam referência regional, seja na prevenção de doenças, como o câncer bucal, ou em procedimentos mais simples, que só precisam ser organizados para atingir o maior número de pessoas possível. Ficamos muito felizes porque, no segundo quadrimestre, não recebemos reclamações sobre os atendimentos odontológicos pelo 156 da Prefeitura, reflexo de todo trabalho e das mudanças que estão sendo feitas” ressaltou a coordenadora da Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde, Ellen Squisato.
Mais informações sobre atendimentos na área da saúde bucal podem ser obtidas no Centro Odontológico Alcides Franco de Oliveira, pelo telefone 3541-7211.
Confira os dados do segundo quadrimestre:
Atenção Básica
Consultas e procedimentos realizados por dentistas nas UBS: 15.935
Consultas e procedimentos realizados por dentistas nos ESF: 15.139
Procedimentos coletivos (escovação e aplicação de flúor): 4.021
Atividades preventivas e educativas: 5.590
Atenção especializada
Consultas e procedimentos de endodontia: 1.409
Consultas e procedimentos de periodontia: 1.096