Prefeitura decide derrubar seringueira perto da Câmara

Categoria Notícias, Prefeitura de Araras Publicado em
- Updated

Está decidido: a frondosa e histórica seringueira que fica no canteiro da rotatória da Câmara Municipal começa a ser derrubada a partir do próximo sábado (30). A retirada foi confirmada pelo DMA (Departamento de Meio Ambiente), órgão ligado à Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Urbanos e Rurais.

 

A diretora do DMA, Raquel Metzner, explica que a decisão tem base técnica e estudos foram realizados nos últimos meses e identificou a presença de pragas na estrutura. Ela disse que a presença da árvore nas condições citadas representa risco para a população que passa todos os dias pelo local.

A rotatória da Câmara Municipal recebe trânsito de veículos e pedestres das avenidas Dona Renata (Marginal) e Zurita e antes da decisão o DMA fez uma audiência pública na noite da última terça-feira (26) na Casa da Memória Pedro Pessotto Filho, que funciona no Solar Benedita Nogueira, Centro.

No encontro, questões para a derrubada foram discutidas também pelo secretário de Serviços Públicos, Carlos Cerri Júnior e pelo técnico do DMA Daniel Kobori. Raquel disse que a atenção para a situação da árvore surgiu ainda no ano passado, quando um grande galho se desprendeu durante uma tempestade e caiu na Avenida Zurita. Por sorte, ninguém ficou ferido, mas colocou os técnicos da Prefeitura em alerta.

“A presença da árvore naquele local não é ideal e representa riscos e o estudo técnico apontou que não há o que fazer, pois ela está condenada”, enfatiza Raquel. Ela esclarece que a Prefeitura tem autorização da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para derrubar a árvore.

Porém, uma compensação será feita e outras mudas de espécies nativas brasileiras serão plantadas, mas não no mesmo local onde atualmente está a seringueira, que não pode abrigar árvore. “Serão plantadas 25 mudas em locais da cidade, inclusive uma seringueira nativa brasileira”, explica.

Retirada será feita em fases

Por conta do grande porte, a árvore não será derrubada completamente no próximo sábado e vai demandar mais tempo da Prefeitura. Por enquanto, não é possível indicar os danos que sua derrubada poderá ocasionar na estrutura da Avenida Zurita. Segundo o DMA, o corte está previsto para começar às 7h e segue até às 14h do sábado.

Raquel explica que no sábado os galhos que estão afetados pelas pragas serão cortados, depois os demais terão o mesmo destino. A retirada do tronco da seringueira ainda não tem data para ser retirada do local. “Ela é muito grande e vai depender do acompanhamento da Secretaria de Planejamento, que tem projeto de readequação para o local”, finaliza.

Fonte: Tribuna do Povo – Site

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu