Rio Claro recebe novo show gratuito do grupo CantaVento

Categoria Eventos Publicado em
- Updated

Combinando expressões da cultura popular brasileira em verso e melodia, Brincantorias – 2º CD do Grupo CantaVento, promete embalar públicos de todas as idades durante a nova turnê. Com a promessa de “fazer brincar junto adultos e crianças”, a penúltima apresentação da turnê, que começou no ano passado, acontece no Núcleo ArteVida na sexta-feira, 14, a partir das 19h.

Inserido no universo musical infantil brasileiro, os espetáculos do CantaVento combinam música com performance corporal, poesia e teatro de rua, cativando crianças e adultos através de um enredo criativo e aberto ao público, além de apresentar de forma lúdica e didática a rica variedade rítmica brasileira. As apresentações promovem ainda a ocupação artística de espaços públicos com o intuito de causar um impacto social positivo para a sociedade, criando e ampliando espaços de circulação de produção cultural.

O CD, gravado e lançado em 2018, finca suas raízes na cultura popular brasileira de maneira tão forte que quem assina a direção musical do disco é Renata Amaral, musicista de São Paulo e profunda conhecedora das culturas populares brasileiras. Distribuído em faixas de composições próprias e de outras fontes de renome do meio musical, Brincantorias sincretiza expressões culturais como os sambas de lenço e de bumbo, moda de viola e música caipira, cavalo marinho e cacuriá.

Essa circulação de espetáculos do grupo CantaVento é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (ProAC ICMS), com produção da Numen Produtora. Em Rio Claro a apresentação é patrocinada pelo Grupo Enxuto Supermercados com apoio do próprio Núcleo ArteVida.

Velhos sonhos em nova voz

Formado por cinco músicos-educadores, o CantaVento nasceu em 2002. De lá para cá, o projeto ganhou “muita estrada” tocando em vários lugares do Brasil, incluindo escolas – onde tudo começou. De 2013 a 2017, o espetáculo do primeiro CD “Esticador de Horizontes” foi criado e lançado; em 2018, veio Brincantorias e no final do mesmo ano, uma nova voz: Nina Neder.

Para ela, a poesia pode fortalecer e iluminar o caminho das pessoas, da infância à fase adulta. E sendo este um trabalho “próximo ao coração e do que a gente acredita para a vida”, dividí-lo com o público é um momento de realização mútua, um presente coletivo. “O primeiro disco trazia brincadeiras de casa, de quintal; esse segundo disco leva as pessoas para a rua, para as festas, valorizando muito o que nossos avós viveram nos processos de urbanização e das festas populares em si”, explica ela.

Ainda segundo a cantora, as turnês geram uma oportunidade de ascender as memórias de celebração e de festa, um momento de juntar as pessoas pura e simplesmente para brincar e cantar. “Nossa intenção é plantar a sementinha das brincantorias, resgatando em conjunto as brincadeiras com cantorias, que é o mote do nosso disco”, encerra Nina.

SERVIÇO

CantaVento apresenta Brincantorias em Rio Claro

Data e Hora: Sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020, às 19h

Local: Núcleo ArteVida | R. Quinze, 432, Bonsucesso – Rio Claro/SP

Classificação Livre

Entrada Gratuita

Você também pode ler:

Prefeitura inaugura iluminação pública do Jardim Esperança

O prefeito Pedrinho Eliseu inaugurou oficialmente a iluminação pública do Jardim Esperança, bairro localizado na região rural da cidade,

Read More...

Prefeitura interdita área do Lago Municipal para evitar ataques de abelhas

Para evitar ataques de abelhas aos visitantes/ turistas, a Prefeitura, por meio da Defesa Civil, interditou uma pequena área

Read More...

Taça EPTV de Futsal: Araras enfrenta São Carlos na 2ª fase

Araras enfrenta São Carlos pela 2ª fase da Taça EPTV de Futsal  2024 – região Central. O confronto acontece

Read More...

Mobile Sliding Menu