25 famílias do Jardim XV de Agosto receberam nesta quinta-feira (20), na Casa da Memória Pedro Pessotto Filho, as escrituras de seus imóveis. A regularização dos imóveis do bairro foi uma ação conjunta entre a Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, e o Governo do Estado, por meio do Programa Cidade Legal.
“Essa entrega é importantíssima. As pessoas tinham suas casas, mas não eram donos legalmente delas, faltava a escritura. O bairro existe há mais de 30 anos e, até então, nada destes documentos. Foi um trabalho árduo, realizado pela Secretaria de Habitação, e agora os moradores podem contemplar este momento merecido”, comentou o prefeito Junior Franco.
O secretário de Habitação, Eduardo Severino, ressaltou a importância da união entre o governo municipal e o estadual. “Esse trabalho de regularização do Jardim XV de Agosto é de longa data, foi feito um convênio com a Secretaria de Habitação do Estado, por meio do Programa Cidade Legal. Com essas escrituras em mãos, os moradores passam a ser proprietários de fato dos imóveis”, acrescentou Severino.
Alexsandro Raymundo, morador do Jardim XV de Agosto, diz que a vida irá mudar a partir da entrega das escrituras. “Esse momento muda tudo. Você sabe que aquele pedacinho, menor que seja, é seu. Com muita luta e batalha, hoje posso falar que é meu”, disse Raymundo.
A regularização atende à reivindicação antiga dos moradores do local, bairro que foi formado no final da década de 1980, anexo à Vila São Jorge, na região sul.
Restante dos moradores do bairro
Além das 25 famílias contempladas nesta quinta-feira, outras 14 terão seus imóveis regularizados em breve – o Jardim XV de Agosto conta, ao todo, com 39 unidades. As demais, segundo o Governo do Estado, terão que passar novamente por análises do Programa Estadual, “Cidade Legal”.
Em Araras, o processo de regularização das moradias do XV de Agosto é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Habitação. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3542-2730.