Seis casos suspeitos de coronavírus sob investigação da Vigilância Epidemiológica em Araras

Categoria Saúde Publicado em

Araras tem, atualmente, seis casos suspeitos de coronavírus sob investigação da Vigilância Epidemiológica, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde.

Três novas notificações foram feitas nesta quinta-feira (19) e envolvem um paciente que voltou recentemente da Itália, um familiar dele e ainda um outro homem que esteve em São Paulo e teve contato com uma pessoa contaminada pelo vírus. Além deles, outras três suspeitas foram notificadas esta semana pela Vigilância – são três mulheres, que estão na faixa etária de 30 anos, apresentam sintomas suspeitos e têm histórico para investigação: duas delas chegaram recentemente dos Estados Unidos e a outra teve contato com uma pessoa contaminada com coronavírus em outra cidade.

Até o momento, Araras notificou oito suspeitas da doença – os dois primeiros casos foram descartados após a chegada do resultado de exames realizados pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL). Os outros seis pacientes aguardam a chegada dos laudos do IAL para diagnóstico dos casos. A previsão é que as análises sejam concluídas em 15 dias, mas o prazo depende da logística e da demanda do laboratório.

Todos os pacientes sob investigação, que apresentaram sintomas como dor de cabeça, tosse, dificuldade respiratória e febre, estão em isolamento domiciliar, medida adotada pelo Ministério da saúde para pacientes com sintomas suspeitos. A ação preventiva é realizada durante o período de possível transmissão do vírus, que dura cerca de 15 dias. Durante essas duas semanas, eles devem permanecer em locais bem ventilados, evitar receber visitas e também ter contato próximo com outros moradores da residência. A recomendação da Organização Mundial da Saúde é manter distância mínima de um metro do paciente.

A transmissão do coronavírus acontece por meio de gotículas respiratórias e o período de incubação do vírus pode chegar até a 15 dias, tempo em que os primeiros sintomas podem levar para aparecer desde a infecção.

Evitar locais com aglomeração de pessoas, lavar corretamente as mãos e cobrir a boca ao tossir e espirrar estão entre as principais medidas preventivas. Em caso de dúvida, os ararenses podem ligar para a Secretaria Municipal de Saúde para serem orientados. O telefone é 3543-1522.

 

Você também pode ler:

Câmara Municipal realizou Ato Solene em comemoração aos 100 anos do TCESP durante a 15ª Sessão Ordinária

Durante a 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, que ocorreu na última segunda-feira (13), foi realizado Ato Solene em

Read More...

Prefeitura intensifica fiscalização a imóveis, terrenos e calçadas sujos

A Prefeitura vai intensificar a fiscalização de imóveis – com construção ou não – que estejam fora do código

Read More...

Prefeitura inicia obras de recuperação das quadras de areia do Lago Municipal

Nesta semana, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, iniciou as obras de

Read More...

Mobile Sliding Menu