Dia Municipal da Prematuridade será lembrado em Araras sempre no dia 17 de novembro

Categoria Prefeitura de Araras Publicado em

Foi aprovado por unanimidade pelos vereadores, na última segunda-feira (6), durante a 9ª sessão extraordinária, o projeto de lei de autoria do vereador Felipe Dezotti Beloto (PL), que institui a data 17 de novembro como o “Dia Municipal da Prematuridade”.

De acordo com o projeto, a finalidade é realizar anualmente no mês de novembro, na cidade de Araras, atividades e mobilizações direcionadas ao enfrentamento do parto prematuro, com foco na prevenção do nascimento antecipado e na conscientização sobre os riscos envolvidos, bem como na assistência, proteção e promoção dos direitos dos bebês prematuros e suas famílias, no contexto do chamado “Novembro Roxo”.

O objetivo é desenvolver ações diversas, com entidades e instituições do movimento social organizado, como forma de contribuir à epidemia de prematuridade incluindo, dentre outras ações, a iluminação de prédios públicos com luzes na cor roxa, promoção de palestras e atividades educativas, veiculação de campanhas de mídia e realização de eventos sobre a temática.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a prematuridade (nascimento antes de 37 semanas de gestação) é a primeira causa de mortalidade infantil no mundo todo.

Dados da UNICEF e do Ministério da Saúde apontam que 11,7% de todos os partos realizados no Brasil são prematuros. Esse percentual coloca o país em posição preocupante entre os de maior taxa de natalidade, contabilizando aproximadamente 300 mil nascidos prematuros todos os anos. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a prematuridade está ligada a 53% dos óbitos no primeiro ano de vida.

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu