Brasil passa de 1.000 mortes e tem quase 20 mil casos confirmados de coronavírus, diz ministério

Categoria Brasil Publicado em
- Updated

A Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), superou a marca de mil mortes no Brasil nesta sexta-feira (10). Balanço do Ministério da Saúde aponta o total de 1.056 mortes e 19.638 casos confirmados.

O país chegou a este número 44 dias após o primeiro caso registrado no país e 24 dias após após o registro da primeira morte (abaixo, nesta reportagem, saiba mais sobre o perfil das vítimas).

Os estados com mais mortes são: São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará e Amazonas, respectivamente.|

Os estados com menos mortes são: Acre (2), Amapá (2), Rondônia (2), Mato Grosso (2), Mato Grosso do Sul (2), Roraima (3), Alagoas (3) e Sergipe (4).

Tocantins é o único estado que não registrou mortes

Mortes mais que dobram em uma semana
O total de mortes mais que dobrou desde a semana passada. Na sexta-feira (3), eram 432 mortes. O aumento em relação ao total divulgado nesta sexta-feira foi de 144%.

Na quinta-feira (9), eram 941 mortes. Em 24 horas foram confirmadas mais 115 vítimas, um aumento de 12%.

Perfil dos mortos
A idade média das vítimas até agora é 66 anos, mas há entre os mortos jovens que tinham menos de 30 anos e também pessoas sem doenças prévias relacionadas (comorbidades) que predispõem o paciente a desenvolver um caso grave.

A maioria das pessoas com Covid-19 apresenta sintomas leves, a ponto de muitas vezes nem conseguir identificar o problema. O G1 reuniu depoimentos de quem conseguiu se curar da doença. Na fala deles, o sofrimento causado pela Covid-19, a superação que representou se recuperar e o pedido para que quem puder fique em casa.

O estado com maior quantidade de mortes é São Paulo, onde 540 pessoas não resistiram à doença – a maior parte delas estava na capital.

Até esta sexta-feira (10), somente Tocantins não havia registrado mortes.

Por outro lado, levantamento feito pelo G1 aponta que, até a última quarta-feira (8), 12,4% das cidades brasileiras têm pelo menos um caso de coronavírus; todas as capitais registraram casos.

Outros 87,6% dos municípios não haviam registrado nenhum caso até 8 de abril.

Até 4 de abril, 20 municípios concentravam 73% dos infectados pelo novo coronavírus no país.

Em relação ao número de infectados por cada 100 mil habitantes, as regiões com o maior índice são, respectivamente: 1ª região de Fortaleza (43,9), São Paulo (40,4), e Manaus, entorno, e Alto do Rio Negro (28,1).

O primeiro caso da doença no Brasil, registrado em 26 de fevereiro, foi de um homem com 61 anos que havia chegado de viagem à Itália, país da Europa mais afetado pela pandemia. A primeira morte confirmada no Brasil foi divulgada em 17 de março pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo.

O primeiro paciente a morrer era um homem de 62 anos com histórico de diabetes, hipertensão e hiperplasia prostática — um aumento benigno da próstata.

Um bebê de Natal (RN) que morreu apenas cinco dias após o nascimento é a mais jovem vítima da doença no Brasil. No interior do Ceará, um bebê de três meses de idade também não resistiu à doença.

Também entre os mais jovens que morreram com a doença estavam, por exemplo, um adolescente de 15 anos, uma mulher de 28 que havia dado à luz dias antes e um rapaz de 23 anos. Entre os mortos, havia também grávidas como a fisioterapeuta Viviane Albuquerque, que tinha 33 anos e estava no 32º mês de gestação. Até a última terça-feira (7), tinham sido confirmadas ao menos oito mortes de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem com diagnóstico de Covid-19. Outras 11 mortes de profissionais da área seguiam sendo investigadas , segundo o Conselho Federal de Enfermagem (Confen). Entre os profissionais de saúde mortos, estava uma técnica de laboratório de Goiás de 38 anos, uma técnica de enfermagem de Pernambuco de 55 anos e o médico de São Paulo chefe da urgência clínica da Unifesp.

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu