Para melhor atender a população de Araras, o Conselho Tutelar terá nova sede a partir de segunda-feira (10). O órgão continuará funcionando no Centro da cidade, mas deixa o prédio na Rua Benjamin Constant, 487, e abre as portas na Rua Ferdinando Delamain, 190, onde até recentemente estava instalado o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) – o equipamento atende agora no mesmo imóvel onde fica o Centro Pop, na Rua Visconde do Rio Branco.
O novo prédio do Conselho Tutelar é mais amplo e oferece mais recursos para o atendimento aos munícipes. Apesar de estar vinculado à Secretaria de Assistência Social, que presta todo o suporte necessário, o órgão é autônomo, além de permanente e não jurisdicional. Ou seja, não executa, mas é o encarregado pela sociedade de zelar e exigir o cumprimento dos direitos das crianças até 12 anos incompletos e dos adolescentes até 18 anos.
Em Araras, o Conselho Tutelar atua desde 1994 e já passaram por ele nove colegiados. O último a assumir foi eleito em janeiro de 2020 e tem Istael Milinski como presidente, Felipe Cesar como vice-presidente, Juciel Silva como secretário, além das conselheiras Célia Barros e Fátima Barbieri.
O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Além dos atendimentos presenciais, é possível entrar em contato com o Conselho Tutelar de Araras, para denúncias e informações, através do telefone 3542-0563.