Araras terá coleta itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos no próximo dia 27. A ação será na sede da Coplacana (Cooperativa dos Platadores de Cana do Estado de São Paulo), das 9h às 11h30 e das 13h às 15h. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, com instituições que utilizam os defensivos agrícolas.
“O objetivo é orientar e conscientizar agricultores sobre a correta destinação final das embalagens vazias de agrotóxicos armazenadas nas propriedades rurais. A meta é realizar essa ação duas ou três vezes no ano para que todos os agricultores tenham a oportunidade de destinar suas embalagens corretamente”, explicou o secretário Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Carlos Cerri Jr.
Além da coleta itinerante, a parceria consiste também na divulgação de cooperativas, associações, sindicatos rurais e agricultores. A sede da Coplacana fica na Avenida Angelo Franzini, 1.800.
De quem é a responsabilidade de destinar as embalagens?
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, a destinação das embalagens é de responsabilidade compartilhada e segue o sistema de logística reversa.
“O agricultor, após fazer a tríplice lavagem e inutilizar as embalagens de agrotóxicos, pode armazená-las em sua propriedade por até um ano, mas tem o dever de devolver a embalagem no local indicado no momento da compra do agrotóxico. O problema é quando excedem esse prazo correndo risco de ter alguma contaminação ambiental ou de sua própria saúde”, acrescentou Cássio Henrique Pereira Nogueira, engenheiro agrônomo da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura.
Atualmente, além da legislação federal vigente sobre assunto, há uma nova instrução normativa onde é tratada a rastreabilidade, que obriga o produtor rural ter o controle dos insumos utilizados, inclusive a devolução das embalagens vazias de agrotóxicos. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3547-6704.