Nesta segunda-feira (1º), teve início a vacinação contra a Covid-19 (Sars-CoV-2) para idosos a partir dos 80 anos. Além da aplicação da 1ª dose para o público-alvo, foi efetuada a 2ª dose para os idosos acima dos 90 anos.
“Essa vacina é uma grande satisfação e esperança de não contrair a Covid-19. É uma doença seríssima, e o meu conselho é que todos venham tomar a vacina. É muito importante”, disse Wilma Storolli, de 80 anos.
Imunizada, Valdete Bueno Perpétuo, de 82 anos, alerta que os cuidados devem ser mantidos. “Essa vacina é a esperança do povo. Estou muito feliz por ter conseguido e agora é tomar os devidos cuidados, por que a doença não passou”, alertou.
Moacir Lotterio, de 80 anos, não vê a hora de receber a 2ª dose. “Vamos esperar a 2ª dose, com a graça de Deus, para que tudo fique bem. Vai correr tudo, tudo em ordem”, disse contente.
Para Cícera Maria de Oliveira, que acompanhou a mãe Irene Silva de Oliveira, de 92 anos, para receber a 2ª dose da vacina, o sentimento foi de alívio. “Com essa 2ª dose, minha mãe vai ficar imune ao vírus. Estamos todos aliviados lá em casa”, completou.
Aproximadamente 400 aplicações por hora
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, com logística presencial (no interior do Ginásio) e no sistema drive thru (imunizações dentro dos veículos), o fluxo da vacinação foi de aproximadamente 400 aplicações por hora.
“Muita gente com medo de ficar sem a vacina. O número de pessoas foi bem grande e intenso, o que nos gerou alguma surpresa. Porém, de acordo com o Censo, temos imunizações suficientes para o público-alvo. Na próxima etapa da vacinação, estamos estudando alternativas para uma melhor organização, não só pela faixa etária, mas também pelo mês de nascimento, entre outras diretrizes”, explicou o secretário Municipal da Saúde, Agnaldo Piscopo.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3543-1522.