O presidente da Câmara Municipal de Araras, o vereador Rodrigo Soares, protocolizou no Legislativo da Câmara uma indicação ao Executivo Municipal para que a Secretaria Municipal de Saúde distribua aos pacientes com suspeita de Covid-19 um “kit Covid”, o qual contém hidroxicloroquina, azitromicina, celecoxibe e metoclopramida. A ação pode auxiliar na recuperação dos pacientes infectados pelo vírus ainda na fase inicial, a exemplo do que ocorreu nas cidades de Porto Feliz e Porto Ferreira.
Segundo o vereador, o objetivo desta medida é evitar que os infectados pela doença, ainda no estágio inicial, tenham uma evolução para um quadro mais grave. “Acredito que com essa medida possamos salvar vidas e diminuir a taxa de ocupação de leitos de UTI nos nossos hospitais”, explica o parlamentar, que esteve conhecendo na prática o sistema implantado em Porto Ferreira/SP.
Na proposta do vereador Rodrigo Soares, a distribuição do “kit Covid” seria feito mediante avaliação médica. Atualmente, os pacientes com sintomas da doença são orientados na tenda da Santa Casa a tomar dipirona e só após 14 dias com os sintomas que o paciente é agendado para fazer o exame. “Esse período é que preocupa, algumas vezes o paciente pode ter piora no quadro, com o “kit Covid” acredito que ele tenha melhora e vidas podem ser salvas”, finaliza Rodrigo Soares.
Após a protocolização da indicação na Câmara, a mesma é encaminhada ao prefeito municipal que deverá definir, em conjunto com a Secretara Municipal de Saúde, se coloca em prática ou não a sugestão.
Com informações do Gabinete do vereador Rodrigo Soares