Saúde realiza testagem para Covid-19 na Praça Barão

Categoria Saúde Publicado em

A Secretaria de Saúde realiza testagem para Covid-19 na Praça Barão de Araras, na próxima quarta (28), quinta (29) e sexta-feira (30), das 10h às 16h. A ação será direcionada para pessoas de seis a 26 anos que ainda não receberam nenhuma dose de vacina contra a Covid-19 e nunca testaram positivo para a doença.

Para o levantamento epidemiológico, a equipe realizará o teste rápido, por meio de exame semelhante ao teste de glicemia, onde uma gotinha de sangue é extraída da ponta do dedo do paciente por punção.

O resultado sai em aproximadamente de 15 minutos e detecta a presença de anticorpos no sangue do paciente, que são produzidos pelo sistema imunológico após o contato com o coronavírus. Para ser testado é necessário apresentar documento de identificação com foto.

“Os testes rápidos possuem um papel importante no entendimento da dinâmica de transmissão do vírus na população e identificação de grupos com alto risco de infecção. Eles podem também determinar a proporção da população que foi infectada, ajudando a identificar quais regiões estão com alta taxa de infecção e a partir da análise desses dados desenvolvermos estratégias para o controle e prevenção da Covid-19”, explicou a enfermeira do Núcleo de Apoio em Educação e Saúde (NAES) da Secretaria de Saúde, Erika Freitas.

Como funciona o teste?

A pasta realiza a aplicação de testes rápidos, que têm o objetivo de identificar a presença de anticorpos no sangue dos pacientes, que são produzidos pelo sistema imunológico após o contato com o novo coronavírus. A testagem visa um levantamento epidemiológico da doença.

As positivações para IgM e IgG estão relacionadas ao momento em que os anticorpos são produzidos. Anticorpos IgM são os que aparecem primeiro, sendo relacionados a infecções recentes. Muitas vezes, sua presença sinaliza que o paciente está na primeira fase da doença, ou seja, ainda possui o vírus.

Já os anticorpos IgG são produzidos posteriormente. Eles indicam que a infecção se deu há algum tempo. Quando o teste apresenta resultado negativo, significa que o paciente ainda não teve contato com o SARS-CoV-2.

“A aplicação dos testes rápidos não visa somente a busca de pacientes em fase ativa da doença, ou seja, em fase de transmissão, mas também a realização de um levantamento epidemiológico,  rastreando pessoas que tiveram a doença e não apresentaram sintomas, por exemplo, permitindo  a análise do comportamento do vírus  ao longo do tempo, nos oferecendo dados para planejar, executar e avaliar as ações de saúde em diferentes regiões e grupos etários”, ressaltou Erika.

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu