Numa parceria entre a Prefeitura de Araras e a Santa Casa de Misericórdia, aconteceu na noite de ontem, quinta-feira (31 de março), no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita, a apresentação do projeto do Centro Oncológico e de Diagnósticos por Imagens de Araras.
De acordo com o projeto, o Centro terá 2.800 m² de área construída (dois pavimentos) e irá disponibilizar a população ararense e da região os serviços de radioterapia, tomografia, ressonância magnética, tomografia, mamografia, ultrassonografia e endoscopia.
“Além de todos estes serviços, o Centro contará com 16 consultórios para promover 25 atendimentos simultâneos, seis ambientes individualizados para quimioterapia e 26 poltronas para infusão. A nossa expectativa é de atender 600 pacientes diariamente”, explicou o consultor de Engenharia e Arquitetura, Rafael Alonso.
Presente a apresentação, o prefeito de Araras, Pedrinho Eliseu, não escondeu a emoção. “Vocês não têm a noção de como eu estou me sentindo neste momento. É uma mistura de alegria, por esse sonho que começa a sair do papel e alívio, por entender que estamos no caminho certo e cumprindo mais um compromisso. Grandes projetos não devem ter saltos, feitos na correria. Mas, concebidos passo a passo: sonho, planejamento, execução e recebimento dos frutos”, disse emocionado, o prefeito.
Para o secretário municipal da Saúde, Agnaldo Piscopo, a parceria com a Santa Casa foi determinante para o desenvolvimento da ideia do Centro, assim como a localização. “A decisão de construí-lo ao lado da Santa Casa é de ter um local estratégico, técnico, necessário e comprovadamente benéfico, pois, iremos utilizar toda a estrutura da instituição ao nosso favor. Atualmente, as patologias oncológicas são muito frequentes, perdendo somente para as doenças cardiovasculares. Por esses motivos, que nós temos que ter uma atenção a mais neste aspecto. O atendimento do Centro não vai ser exclusivo para a nossa população, mas para toda região”, comentou Piscopo.
Gestor Executivo voluntário da Santa Casa, Hildebrando Xavier de Sousa, reforçou o apoio do Executivo Municipal neste projeto. “Com a desapropriação do terreno e a consequentemente cessão por parte da Prefeitura à Santa Casa, iremos construir um Centro para ajudar a todos. Esse projeto é uma obra concebida e desenvolvida por várias mãos”, reforça Xavier.
Estiveram presentes também a apresentação do Centro Oncológico e de Diagnósticos por imagens Anete Monteiro dos Santos Casagrande (vice-prefeita), Rodrigo Soares (vereador e presidente da Câmara Municipal), Mirian Vanessa Pires (vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal) e Eduardo de Moraes (provedor da Santa Casa de Misericórdia).
Convênio com a ALARA
Na ocasião, houve a assinatura de um convênio com a ALARA (Associação Laço Rosa de Araras), que visa ampliar e agilizar o acesso ao diagnóstico e ao tratamento do câncer de mama para às mulheres. “Esse compromisso firmado com Prefeitura é uma vitória para todas nós. Muito obrigada!”, agradeceu Rosa Scanavini, presidente da ALARA.