A Secretaria Municipal de Cultura informa que a Biblioteca Municipal Martinico Prado já emprestou 5.290 livros à população ararense, de janeiro até o presente mês, setembro. Com 25 empréstimos até o momento, “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, da escritora britânica J.K. Rowling, é a obra mais requisitada do espaço.
“Temos grande saída de livros infantis, infanto-juvenis, suspenses, romances, além de itens de não-ficção, como títulos das áreas de Desenvolvimento Pessoal, Filosofia, História e Biografias, também temos muita procura por gibis, mangás e itens em outras línguas, inglês, em especial. O público da instituição é variado, atendemos diferentes faixas etárias e interesses literários”, salientou o bibliotecário municipal, Gustavo Grandini Bastos.
De acordo com a Secretaria de Cultura, do total de leitores cadastrados na Biblioteca (25.482), 255 são deste ano. “Estamos a poucos cadastros de superar o número de 2021, que foram 268 novos usuários. Destacamos que, após a reabertura do espaço, os números têm aumentado gradativamente. O mês de agosto é um exemplo significativo: neste ano, emprestamos 941 obras, frente a 879, de 2019, ano anterior à pandemia da Covid-19. O aumento foi de 7% se compararmos com o mesmo período”, explicou Bastos.
Para o responsável pela Biblioteca, o leitor ararense é bem participativo quando o assunto é visitar o espaço. “Recebemos visitas diariamente e uma das mais frequentes é a da senhora Wanda Pereira Abreu, que até o momento leu 52 livros. Com 83 anos, ela frequenta a Biblioteca desde criança”, acrescentou.
Além dos livros
Além dos mais de 30 mil livros no acervo, a Biblioteca Municipal Martinico Prado é um espaço cultural e informacional que vai além do empréstimo de livros. Fundada em 1954, a instituição oferece também:
– Amplo espaço para estudo (com Wi-Fi, mesas e cadeiras);
– Sala de informática equipada com nove computadores e utilizada para diferentes fins: elaboração de currículo, cadastro em programas governamentais e agências de emprego, elaboração de trabalhos escolares, etc. (em 2022, foram registrados 411 solicitações de uso dos computadores);
– Apoio à pesquisa: com disponibilização de materiais sobre a história do munícipio e indicação de fontes de informação;
– Visitas guiadas: atividade de apresentação da instituição (acervo e história) para turmas das escolas da cidade.
“Nosso atendimento é realizado presencialmente, mas também por telefone e e-mail, isso permite que o papel da Biblioteca, como centro de informação, não fique restrito a nossa cidade”, finalizou Gustavo.
Com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, a Biblioteca fica na Rua. Dr. Armando Sales de Oliveira, s/nº, Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3551-1534.
Os 15 livros mais emprestados:
1. “Harry Potter e a Pedra Filosofal” – J. K. Rowling
2. “O herói perdido” – Rick Riordan
3. “A seleção” – Kiera Cass
4. “Diário de um banana” – Jeff Kinney
5. “Quero abraço, o que é que eu faço?” – Jeanne Willis
6. “O Ovo” – Ivan Zigg
7. “O duque e eu” – Julia Queen
8. “Angústia” – Graciliano Ramos
9. “Mentes inquietas” – Ana Beatriz Barbosa Silva
10. Constituição da República Federativa do Brasil
11. “A rainha vermelha” – Victoria Aveyard
12. “Diário de uma garota nada popular” – Rachel Renée Russell
13. “Um corpo na neve” – Andrew Miller
14. “O homem de giz” – C. J. Tudor
15. “As cores da vida” – Kristin Hannah