Prefeitura alerta a população a respeito dos riscos da Febre Maculosa

Categoria Saúde Publicado em

A Secretaria Municipal da Saúde alerta a população sobre os perigos da Febre Maculosa, doença que nas últimas semanas causou mortes na região de Campinas e é transmitida pela mordida do carrapato-estrela, (Amblyomma cajennense), presente em animais silvestres, podendo passar despercebido por humanos.

Normalmente, os infectados frequentaram áreas de mata nos dias anteriores aos primeiros sintomas. De acordo com o Ministério da Saúde, é recomendado evitar tais locais, se possível, utilizar botas, calças e blusas com manga longa, de preferência na cor branca para que seja possível identificar a presença do carrapato, que é escuro.

Caso seja identificado, é necessário que o carrapato-estrela seja removido inteiro com uma pinça sem ser esmagado e a roupa posta em água fervente para matar as bactérias Rickettsia rickettsii ou Rickettsia parker, ambas responsáveis pela doença.

Em caso de febre após frequentar locais com acúmulo de folhas secas, mato, gramado, pasto ou beira de lagoas, córregos e rios, é recomendado ir a um posto de saúde. Outros sintomas da Febre Maculosa são dor de cabeça, náuseas e vômitos, diarreia, dor abdominal, dor muscular e inchaço e/ou vermelhidão nas palmas da mão e sola dos pés. Os sintomas tendem a aparecer entre dois e 14 dias após a infecção.

A Secretaria da Saúde informa que não há casos confirmados da doença em Araras neste ano e ressalta que os animais silvestres não transmitem a doença, portanto cavalos e capivaras não devem ser incomodados.

Outras informações podem ser obtidas no telefone: 3543-1522 (Secretaria Municipal da Saúde).

🎧 Rádio Araras FM 107,7 Ao Vivo

Você também pode ler:

Nova ponte facilitará ligação entre as regiões norte e leste

A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade, está realizando a construção da

Ler mais...

Forças de segurança participam de reunião de alinhamento

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil realizou na manhã desta quinta-feira (03), uma reunião de alinhamento

Ler mais...

Obra de pavimentação da estrada do canil é retomada

Nesta quinta-feira (3) a prefeita Elaine Brambilla esteve pessoalmente conferindo o andamento da obra, acompanhada do engenheiro da secretaria

Ler mais...

Mobile Sliding Menu