As Secretarias de Educação e da Saúde iniciaram hoje (7) o projeto “Um Olhar Para o Futuro”, na Emef Adriano Ademir Lombi, que oferecerá gratuitamente avaliação oftalmológica e óculos para até seis mil alunos da rede municipal de ensino.
Ao todo, 17 escolas receberão as equipes que vão realizar exames em estudantes dos ensinos fundamental 1 e 2, com idade entre 7 e 14 anos. “Nessa idade é importante o cuidado com a visão, porque as crianças estão na fase inicial de alfabetização e, com o tratamento adequado, são menos os prejuízos ao desenvolvimento pedagógico”, afirma Heleine Villas Bôas, secretária municipal de Educação.
Muitas vezes, os próprios professores identificam alguns sintomas como dor de cabeça e dificuldade para enxergar. “Têm problemas que, quanto antes detectar, melhor para o paciente. É importante avaliar que déficit é esse e analisar se dá para resolver com óculos”, explica o médico oftalmologista Ataul Moura Guimarães.
Todas as crianças passarão pelo exame de acuidade visual que analisa a capacidade de distinguir detalhes espaciais, como forma e contorno de objetos e imagens, para detectar problemas relacionados à refração como miopia, hipermetropia e astigmatismo.
Se necessário, elas são encaminhadas para uma consulta com o oftalmologista e saem com laudo para o uso do óculos. Com a parceria, todos poderão escolher a armação, que é entregue depois de cerca de 20 dias. “A criança recebe os óculos e, desde os casos mais simples até os mais complexos, terão continuidade ao tratamento na rede pública”, disse o secretário da Saúde, Alex Zaniboni.
Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3543-8200/3543-8201 (Secretaria de Educação) e 3543-1522 (Secretaria da Saúde).