Abril é o Mês de Conscientização do Autismo

Categoria Câmara Municipal Publicado em

De acordo com a Lei Municipal nº 4994/2017, de autoria da então vereadora e hoje vice-prefeita de Araras Anete Casagrande, fica instituído e incluído no Calendário Oficial de Araras o mês de abril como o Mês de Conscientização do Autismo. Por este motivo, a fachada da Câmara Municipal de Araras está iluminada com a cor azul.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos e problemas na comunicação e na interação social.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007 e todos os anos, no dia 2 de abril, a data é comemorada no mundo inteiro, com o objetivo de trazer informações sobre o autismo e reduzir o preconceito que afetam as pessoas que vivem com o transtorno.

A informação sobre o autismo e seus sintomas é fundamental para ajudar no diagnóstico mais rápido, no atendimento multiprofissional e na garantia de direitos às pessoas autistas.

No Brasil, a Lei Nacional nº 13.977/2020 institui a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). Já no Estado de São Paulo, a Lei nº 17.158/2019 institui a Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – TEA.

Você também pode ler:

Com represas em alta, município encerra aplicação de multas por consumo excessivo

A Prefeitura de Araras e o Serviço de Água e Esgoto do Município (Saema) anunciaram a suspensão das multas

Ler mais...

TCA: inscrições para estágio remunerado estão abertas

O TCA (Serviço Municipal de Transportes Coletivos de Araras) informa que estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo

Ler mais...

Conselho Municipal sobre Políticas Públicas sobre Drogas tem inscrições abertas

O Conselho Municipal sobre Políticas Públicas sobre Drogas está com inscrições abertas até dia 20 de março para representantes

Ler mais...

Mobile Sliding Menu