Em coletiva de imprensa, Prefeitura esclarece situação da mortandade de peixes do rio Piracicaba

Categoria Região Publicado em

A Prefeitura de Piracicaba convocou hoje, 10/07, uma coletiva de imprensa para esclarecer as questões referentes à mortandade de peixes no rio Piracicaba, registrada na manhã do último domingo, dia 07/07, no rio Piracicaba. A mortandade foi constatada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), Semae e Pelotão Ambiental da Guarda Civil Metropolitana, que acionou a Cetesb e a Polícia Militar Ambiental para a busca da causa do episódio. A Cetesb, então, elaborou laudo preliminar que identificou o descarte irregular de resíduos industriais, originários da Usina São José, localizada em Rio das Pedras. Diante do laudo, a Prefeitura já acionou o Ministério Público para que notifique a prefeitura da cidade vizinha. A Administração também criou força-tarefa para limpeza e retirada dos peixes do rio Piracicaba (leia abaixo).

Participaram da coletiva o prefeito Luciano Almeida, o titular da Simap, Ronaldo Cançado; o presidente do Semae, Artur Santos; o gerente regional da Cetesb, Evandro Fischer; e o diretor de controle e licenciamento ambiental da Cetesb, Adriano Arrepia de Queiroz.

O problema inicial foi identificado pelo Semae, que notou alterações na oxigenação das águas do rio Piracicaba, por meio da estação de monitoramento da autarquia, às 4h do domingo, 07/07, e o agravamento por volta das 6h.

Assim, Semae e Simap imediatamente acionaram a Cetesb. A companhia, então, localizou a fonte poluidora e interrompeu o descarte irregular de resíduo industrial, além de iniciar análises das amostras coletadas para definir as punições cabíveis à usina responsável, que incluem multa gravíssima e encaminhamento para apuração de crime ambiental, além de ajustes de conduta por parte da empresa. O valor da multa, segundo a companhia, varia entre R$ 500 e R$ 50 milhões.

A Prefeitura de Piracicaba, agora, segue monitorando a qualidade da água do rio, assim como o deslocamento dos peixes e também pretende exigir do responsável o repovoamento, com a soltura de alevinos

FORÇA-TAREFA – Em reunião com Cetesb, Simap, Semae, Secretarias de Governo (Semgov) e de Obras e Zeladoria (Semozel), Defesa Civil, Polícia Militar Ambiental, Agência PCJ, Fundação Florestal, Amoporto, Instituto Beira Rio e Associação Remo Piracicaba na manhã de hoje, a Prefeitura estabeleceu a criação de uma força-tarefa para limpeza e retirada dos peixes do rio Piracicaba.

Com o uso de barcos e caiaques, a equipe deve iniciar o trabalho entre hoje e amanhã, para recolhimento dos peixes principalmente das margens do rio. O peixes mortos serão encaminhados para a terceirizada responsável, a Piracicaba Ambiental, que fará o descarte correto, de modo a não permitir contaminação do solo ou da água.

NOTA – A Cetesb emitiu nota sobre o ocorrido, relatando que, dados do SIMQUA (Sistema de Monitoramento da Qualidade da Água), mostram que na manhã desta quarta-feira, a concentração de oxigênio dissolvido na água do Rio Piracicaba está normalizada. Isso porque a fonte de poluição, que causou a mortandade dos peixes, foi eliminada ontem, segunda-feira, dia 08/07.

Conforme a nota, o laudo das amostras das coletas para análises laboratoriais feitas no rio, com os dados específicos, está previsto para ficar pronto na próxima terça-feira, 16/07.

Você também pode ler:

Pesquisa aponta liderança de Irineu Maretto com 24%

Em pesquisa divulgada nesta sexta-feira, dia 20 de setembro, pela Rádio Cidade das Árvores no programa Manhã Legal apresentado

Read More...

G1 e A Cidade On realizam Debate entre os candidatos a Prefeito de Araras nesta terça-feira (17/09) às 14h30

Os portais G1 e A Cidade On do Grupo EP, realizam Debate ao vivo entre os candidatos a Prefeito

Read More...

Homem é preso pela PM por tráfico de drogas no Jardim São João

Um homem foi preso pela Polícia Militar por tráfico de drogas no bairro Jardim São João, zona norte de

Read More...

Mobile Sliding Menu