Limeira vai receber DataCenter de uma multinacional de tecnologia. Será a maior planta da América Latina.

Categoria Região Publicado em
- Updated

Será investido na ordem de US$ 1,8 bilhão em uma área de 350 mil metros de construção.

Uma multinacional da área de tecnologia da informação vai se instalar Limeira. O nome do grupo – considerado um gigante no ramo de datacenter – é mantido sob sigilo.

A área escolhida tem dois milhões de metros quadrados e fica em Limeira, na divisa com Santa Bárbara D´Oeste, próximo ao rio Piracicaba e a Ponte do Funil.

Segundo Roliandro Antunes Costa, consultor da empresa Saf Play, que atua no ramo imobiliário para grandes corporações, o fato de Limeira estar na RPM e a vocação da região para o desenvolvimento de atividades na área de tecnologia foram primordiais para a escolha da sede da multinacional. “Será uma das maiores empresas de data center da América Latina” diz ele.

Na segunda-feira (15), ele se reúne com o Ministério Público de Piracicaba para tratar de questões ambientais do empreendimento – que tem atividade “limpa” e não gera resíduos.

A localização levou em conta questões geográficas, disponibilidade de energia elétrica e vocação da cidade para implementação de empresas de tecnologia.

Nesta primeira fase, a previsão de investimementos é da ordem de US$ 1,8 bilhão em uma área de 350 mil metros de construção para abrigar barracões. Esses barracões contarção computadores, equipamentos e escritórios de trabalho.

Empreendedores que apresentaram o projeto à Prefeitura de Limeira compararam o tamanho do empreendimento com uma das maiores empresas de Limeira – a Ajinomoto, cuja planta tem 110 mil mentros quadrados de construção. “Ou seja, somente na primeira etapa, este empreedimento terá três vezes o tamanho da Anjinomoto em termos de edificação.

Um projeto de lei complementar foi enviado pelo Executivo de Limeira à Câmara Municipal. O zonemanrto da área – hoje rural – precisa ser alterado para urbana e industrial para que a empresa consiga adquirir as terras. Leis federais vedam que multinacionais comprem áreas rurais de outros países. A previsão é que após a aprovação da matéria, ainda neste mês, a multinacional comece seu cronograma.

Em um primeiro momento, certca de 1000 empregos devem ser gerados, com contratação de mão de obra, inclusive, de Piracicaba.

O que é um Datacenter

Também chamado de Centro de Processamento de Dados, o Datacenter é uma instalação física que as empresas usam para hospedar tecnologia da informação. Contam com servidores, equipamentos de armazenamento e processamento de dados, roteadores, dispositivos de segurança e controladores de entrega de aplicativos, com o objetivo de garantir a disponibilidade do ambiente e a continuidade do negócio de uma empresa.

Os data centers abrigam uma infinidade de servidores e bancos de dados, além de processar grandes quantidades de informação.

 

 

Você também pode ler:

Araras ganha nova escola em rede de parceria público-privada

Araras será uma das cidades paulista beneficiadas pelo projeto de novas escolas estaduais, após o consórcio Novas Escolas arrematar

Read More...

Santa Casa de Araras anuncia fim da parceria com o Pró-Saúde e torna a atender 100% dos conveniados do São Luiz Saúde em sua estrutura

Em comunicado oficial publicado nas redes sociais nesta quinta-feira (07), a Santa Casa de Misericórdia de Araras anunciou o

Read More...

Saúde realiza ação na Praça Barão até quinta-feira (14)

A Secretaria da Saúde realiza até a quinta-feira (14), das 9h às 15h, uma ação pelo Novembro Azul na

Read More...

Mobile Sliding Menu