O fim de semana será cheio de eventos organizados pela comunidade negra da cidade, em parceria com a Prefeitura de Araras. A programação começa já na sexta-feira (24), no Quilombo Anastácia, com a XV Tenda de Formação e Cidadania Festival Kafu Milodê – Tefokafumi, organizada pela comunidade religiosa Ylê Asé de Yansã. O evento continua no sábado (25) com espaço de atividades culturais, formativas, de diálogo e diversão, inclusive para as crianças.
Já no domingo (26) acontece o tradicional Cortejo Águas de Oxalá que, em 2025, celebra 31 anos. A concentração começa às 8h, na Praça Monsenhor Quércia – Calçadão, com o cortejo saindo às 10h em direção à Capela Santa Cruz, onde é feita a louvação aos orixás e a lavagem das escadarias da igreja.
O ato é um marco anual na luta contra a intolerância religiosa e pelo respeito a todas as crenças. O objetivo também é valorizar e preservar a cultura africana e afro-brasileira. Para os devotos das religiões de matriz africana, o evento também marca o ano que se inicia.
“Oxalá para nós é o Orixá maior. As águas trazem a representação de agradecer a nossa vida. Louvamos Oxalá para que nosso ano comece com fartura, com prosperidade, dignidade. Deixamos as mazelas no passado e nos preparamos para um novo tempo”, explica Elvio Mota, da comunidade religiosa Ylê Asé de Yansã, um dos organizadores do evento.
O cortejo Águas de Oxalá, realizado pela Comunidade Religiosa Ylê Asé de Yansã e pelo Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, conta com o apoio da Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Turismo, já que desde 2017, faz parte do calendário Turístico do Estado de São Paulo (Lei 16.562 de 31 de outubro de 2017).
Ainda no domingo (26), acontece gratuitamente o Samba de Terreiro, das 14h às 19h, no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”. Além do samba de roda, tradicional dos terreiros da Bahia, o evento terá roda de capoeira e feira afro, com artesãos e empreendedores apresentando trabalhos ligados à tradição de matriz africana. O Samba de Terreiro é organizado pela Comissão Municipal de Religiões de Matriz Africana e tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
Confira a programação completa:
• XV Tenda de Formação e Cidadania Festival Kafu Milodê – Tefokafumi
Sexta e sábado, 24 e 25 de janeiro
Comunidade de Terreiro Ylê Axé de Yansã – Quilombo Anastácia
Estrada Rural dos Jacarandás, Assentamento Araras 3, Araras/SP
Sexta-feira, 24 de janeiro
15h – Acolhimento
18h – Círculo de abertura com Doné Oyassy: ancestralidade, memória e resistência
19h00 – Jantar
20h30 – Sarau Anastácia, DJ
Sábado, 25 de janeiro
Dia inteiro – Espaço ciranda: oficinas e vivências especiais para crianças
Feira de Afroempreendedorismo
Confecção e pintura com tinta orgânica
08h – Café da Manhã
10h – Capoeira: gingando saberes
12h30 – Almoço
14h – Roda de conversa
15h – Oficinas e vivências:
• Oficina Saúde quilombola, cuidados e medicinas naturais
• Oficina de Tranças
16h30 – Grupos de Trabalho Mobilização Coletiva: Acessibilidade em territórios rurais quilombolas
17h – Apresentações do Grupo de Cultura Popular Nhô Arruda – Campinas/SP
Roda de Samba Ylê e Terreirão do Samba – São Paulo/SP
• Cortejo Águas de Oxalá
Domingo, 26 de janeiro
8h – Concentração na Praça Monsenhor Quércia “Calçadão”
10h – Cortejo em direção à Capela Santa Cruz
14h – Samba de Terreiro – Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”