Janeiro Roxo: Saúde realiza palestra sobre hanseníase

Categoria Saúde Publicado em
- Updated

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Núcleo de Apoio em Educação e Saúde (NAES), realiza hoje (21) às 9h, no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”, uma palestra sobre a hanseníase, parte da campanha Janeiro Roxo, mês de combate à doença. O dermatologista Rafael Crippa abordará os sinais e sintomas, assim como o tratamento contra a hanseníase.

 

Janeiro Roxo

No dia 28 de janeiro é comemorado o dia mundial de combate à hanseníase. Desde 2016, acontece o Janeiro Roxo, oficializado pelo Ministério da Saúde, com realização de campanhas educativas e de conscientização em todo o país.

Fique atento e procure uma unidade de saúde caso apresente algum dos sinais abaixo:

– Uma ou mais manchas de cor variada: esbranquiçada, avermelhada ou acastanhada.

– Mancha com diminuição e/ou perda de sensibilidade, pele seca e queda de pelos.

– Dor, sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e pernas.

– Nódulos (caroços) no corpo, avermelhados e dolorosos.

– Diminuição da força muscular das mãos ou pés.

 

O que é a hanseníase?

A hanseníase, antes conhecida como lepra ou mal de Lázaro, é uma doença infecciosa transmitida pela bactéria mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen, tendo sido identificada no ano de 1873 pelo cientista Armauer Hansen. A doença tem cura e o tratamento é gratuito em todo o Brasil, com duração média de seis a 12 meses.

Você também pode ler:

Prefeitura disponibiliza 14 modalidades esportivas gratuitas

A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, disponibiliza 14 modalidades esportivas gratuitas à população ararense,

Ler mais...

Gestão 2025/2026 da CIPA toma posse na Casa da Memória

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (17), na Casa da Memória “Pedro Pessotto Filho”, a posse da gestão 2025/2026 da

Ler mais...

Semana Santa: veja o que abre e fecha em Araras

A Prefeitura informa que nos feriados da Sexta-feira da Paixão (18) e de Tiradentes (21) não haverá expedientes nas repartições públicas municipais. As

Ler mais...

Mobile Sliding Menu