Acontece neste domingo (26) a 31ª edição do tradicional Cortejo Águas de Oxalá. A concentração começa às 8h, na Praça Monsenhor Quércia – Calçadão, e o cortejo sai às 10h em direção à Capela Santa Cruz, onde é feita a louvação aos orixás e a lavagem das escadarias da igreja.
A Guarda Civil Municipal (GCM) acompanha o evento, garantindo a segurança dos participantes e instruindo os motoristas que passarem pela região. O cortejo passa pelas ruas Francisco Leite, Barão de Arary e Santa Cruz.
O ato é um marco na luta contra a intolerância religiosa e pelo respeito a todas as crenças, valorizando e preservando a cultura africana e afro-brasileira. Para os devotos das religiões de matriz africana, o evento também marca o ano que se inicia.
O cortejo Águas de Oxalá é realizado pela Comunidade Religiosa Ylê Asé de Yansã e pelo Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, e tem o apoio da Prefeitura de Araras, por meio das Secretarias de Cultura e de Turismo, já que desde 2017, faz parte do calendário Turístico do Estado de São Paulo (Lei 16.562 de 31 de outubro de 2017).
Samba de roda
Também no domingo (26), acontece gratuitamente o evento Samba de Terreiro, das 14h às 19h, no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”, com a apresentação do grupo Trinca de Azes.
O coletivo é de Mongaguá/SP e apresenta o samba de roda, tradicional dos terreiros da Bahia, com composições autorais. O evento também terá roda de capoeira e feira afro, com artesãos e empreendedores apresentando trabalhos ligados à tradição de matriz africana. O Samba de Terreiro é organizado pela Comissão Municipal de Religiões de Matriz Africana e tem o apoio das Secretarias de Cultura e de Turismo.
Domingo, 26 de janeiro
Cortejo Águas de Oxalá
8h – Concentração na Praça Monsenhor Quércia “Calçadão”
10h – Cortejo em direção à Capela Santa Cruz
Samba de Terreiro
14h – Apresentação do grupo Trinca de Azes: Samba de Roda no Samba de Terreiro – Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”