Prefeitura quer ceder estagiários para Núcleo Criminal visando solução de conflitos ‘menores’

Categoria Câmara Municipal, Notícias, Prefeitura de Araras Publicado em
- Updated

Tramita na Câmara de Araras desde a semana passada projeto de lei do Poder Executivo para que o Município possa celebrar convênio com a SSP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo), por meio da Delegacia Seccional de Polícia de Limeira, e com a Unar (Centro Universitário Dr. Edmundo Ulson)

 

A ideia é que o convênio permita a criação do Necrim (Núcleo Especial Criminal) de Araras, que funcionará nas dependências da Unar.

Por parte da Prefeitura, o convênio tem a “finalidade de ceder mobiliário, equipamentos e estagiários de Direito, para a implantação do Núcleo Especial Criminal – Necrim”. Ou seja, a Prefeitura prevê que o Programa Municipal de Estágio, instituído por Lei Municipal de 2011, deve auxiliar na implantação do Necrim – com a cessão de estagiários concursados do município para o Núcleo.

O Necrim terá por atribuição o processamento dos ilícitos de menor potencial ofensivo que dependam de oferecimento de queixa ou representação da vítima (como preconiza a Lei nº 9.099/95). O objetivo é a resolução desses conflitos antes da remessa do Termo Circunstanciado ao Poder Judiciário.

Segundo o prefeito Pedrinho Eliseu (PSDB), a ideia é autorizar a realização do convênio com a Secretaria de Estado da Segurança e a Unar para a implantação do Núcleo cedendo mobiliário, equipamentos e estagiários de Direito para seu funcionamento.

“A instalação do Necrim atenderá a múltiplos interesses públicos, pois terá por atribuição o processamento dos ilícitos de menor potencial ofensivo que dependam de oferecimento de queixa ou representação da vítima”, explica o prefeito. “A celebração do convênio, inegavelmente contribuirá com a melhoria na prestação dos serviços pelas unidades policiais do Município e com a redução dos casos remetidos à apreciação pelo Poder Judiciário”, ponderou Eliseu.

A proposta de cessão de mobiliários e estagiários da área de Direito, da Prefeitura para o Necrim, começou a tramitar efetivamente na segunda-feira (2) com a leitura do projeto. Agora a proposta passa pelas comissões da Câmara para depois ir a votação em Plenário.

O que é Necrim?

Segundo a Polícia Civil de São Paulo, o Necrim é um órgão vinculado à Polícia Civil destinado à solução de conflitos nas infrações de menor potencial ofensivo (com pena de até dois anos) como perturbação de sossego, ameaça, lesões leves e acidente de trânsito.

Dessa forma, atua com agilidade nos atendimentos em defesa dos direitos dos cidadãos e na preservação da paz social e, consequentemente, desafoga o judiciário com os serviços implantados no interior do Estado.

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu