Nível dos reservatórios de Araras permanece estável, mas Saema pede economia no consumo de água

Categorias Cidade, Notícias

Atualmente, os níveis das represas que abastecem a cidade são: Hermínio Ometto: 93,12%; Água Boa: 98,6%; e Tambury: 93,33%

Dados divulgados na manhã desta terça-feira (3) pelo Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Município de Araras) apontam que os níveis das três represas que abastecem o município estão estáveis. Porém, a autarquia pede a conscientização da população ararense para que continue a economizar água.

A Represa Hermínio Ometto se encontra atualmente com 7,45m, sendo o seu máximo em 8 metros (93,12%). Já a Represa João Ometto Sobrinho – Água Boa atua com 14,8m, sendo o seu máximo em 15 metros (98,6%). E, por último, a Represa Antônio Meneghetti – Tambury segue com 14m, sendo o seu máximo 15 metros (93,33%). A Represa do Tambury abastece a Represa da Usina Santa Lúcia, de onde o Saema faz a captação.

Para garantir estabilidade no abastecimento, o Saema realiza monitoramento diário nas barragens que abastecem a cidade, utilizando réguas linimétricas – técnicas de medição de níveis d’água instaladas em cada barragem.

Até fevereiro de 2017, a autarquia captava água também do Rio Mogi Guaçu – medida necessária quando as represas apresentavam baixos níveis. Hoje, o Saema só recorre a essa captação quando os níveis das barragens caem, economizando energia elétrica ao diminuir a captação do rio.

Economia de água

Com a intenção de economizar ainda mais o consumo de água, o Saema vem realizando campanhas constantes de prevenção e conscientização do uso racional da água, além de várias intervenções, como: caça-vazamentos, troca de válvulas de regulagem de pressão, encanamentos e tubulações de grande vazão.

Ainda de acordo com os dados, atualmente Araras tem o consumo diário de 46 milhões de litros de água. “Apesar dos índices significativos de nossa cidade, é necessário um extremo cuidado. Afinal, água é um bem finito e por esse motivo devemos nos conscientizarmos cada vez mais para que não falte futuramente”, finalizou Franco.

Você pode ler também!

Declaração do Imposto sobre a Propriedade Rural deve ser feita até 28 de setembro

Declaração deve levar em conta o Valor de Terra Nua divulgado pela Prefeitura O período de

Read More...

Câmara homenageia profissionais da saúde que participaram da vacinação contra a poliomelite e Sarampo

O Poder Legislativo de Araras entregou na noite da última segunda-feira (17), durante a 33ª sessão

Read More...

Câmara de vereadores de Araras aprova multa para quem não recolher dejeto de seus animais em vias públicas

Foi aprovado por unanimidade, na última segunda-feira (17), durante a 33ª sessão ordinária, o projeto de

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu