Nível dos reservatórios de Araras permanece estável, mas Saema pede economia no consumo de água

Categorias Cidade, Notícias

Atualmente, os níveis das represas que abastecem a cidade são: Hermínio Ometto: 93,12%; Água Boa: 98,6%; e Tambury: 93,33%

Dados divulgados na manhã desta terça-feira (3) pelo Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Município de Araras) apontam que os níveis das três represas que abastecem o município estão estáveis. Porém, a autarquia pede a conscientização da população ararense para que continue a economizar água.

A Represa Hermínio Ometto se encontra atualmente com 7,45m, sendo o seu máximo em 8 metros (93,12%). Já a Represa João Ometto Sobrinho – Água Boa atua com 14,8m, sendo o seu máximo em 15 metros (98,6%). E, por último, a Represa Antônio Meneghetti – Tambury segue com 14m, sendo o seu máximo 15 metros (93,33%). A Represa do Tambury abastece a Represa da Usina Santa Lúcia, de onde o Saema faz a captação.

Para garantir estabilidade no abastecimento, o Saema realiza monitoramento diário nas barragens que abastecem a cidade, utilizando réguas linimétricas – técnicas de medição de níveis d’água instaladas em cada barragem.

Até fevereiro de 2017, a autarquia captava água também do Rio Mogi Guaçu – medida necessária quando as represas apresentavam baixos níveis. Hoje, o Saema só recorre a essa captação quando os níveis das barragens caem, economizando energia elétrica ao diminuir a captação do rio.

Economia de água

Com a intenção de economizar ainda mais o consumo de água, o Saema vem realizando campanhas constantes de prevenção e conscientização do uso racional da água, além de várias intervenções, como: caça-vazamentos, troca de válvulas de regulagem de pressão, encanamentos e tubulações de grande vazão.

Ainda de acordo com os dados, atualmente Araras tem o consumo diário de 46 milhões de litros de água. “Apesar dos índices significativos de nossa cidade, é necessário um extremo cuidado. Afinal, água é um bem finito e por esse motivo devemos nos conscientizarmos cada vez mais para que não falte futuramente”, finalizou Franco.

Você pode ler também!

Câmara cria Comissão de Assuntos Relevantes para acompanhar as receitas, despesas e saldos de 2017 no Executivo

Por unanimidade, os vereadores aprovaram durante a 24ª sessão ordinária, na última segunda-feira, o projeto de

Read More...

Reunião do Orçamento Participativo desta quinta-feira será na região sul da cidade

OP é um mecanismo governamental que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos

Read More...

Concurso Público do TCA: prova acontece no domingo, dia 22

São 283 inscritos para vagas de motorista, borracheiro e funileiro/pintor; avaliação será realizada na EE Vicente Ferreira dos

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu

error: Conteúdo Protegido!