Faixas de alerta reduzem acidentes e fatalidades em trechos de rodovia no interior de São Paulo

Categoria Notícias, Trânsito Publicado em

Arteris Intervias promove investimento com o objetivo de trazer mais segurança para o usuário. Em alguns trechos a redução foi de 100%

A Arteris Intervias é a concessionária responsável por administrar 380,3 quilômetros que abrangem 19 municípios da região Centro-Norte do Estado de São Paulo. A partir de pesquisas internas, a companhia iniciou em setembro de 2017 um projeto piloto de faixas de alerta.

A iniciativa tem objetivo de alertar motoristas em locais críticos, principalmente condutores que estejam sem atenção, acima dos limites de velocidade, com sono, próximos de outros veículos e que circulem também invadindo faixas de segurança e acostamento. Com o intuito de proteger os usuários que circulam nas rodovias da concessionária e também os colaboradores do Grupo.

As faixas de alerta são um conjunto de fendas transversais, aplicados sobre as laterais da pista ou sobre a linha central do trecho, com espaçamentos e profundidades simétricas e constantes. As faixas fornecem um aviso tátil vibratório e sonoro que alerta os desatentos condutores, dando a oportunidade de corrigir sua ação ou reduzir a velocidade.

Com instalação de projeto piloto e com apoio da equipe técnica e diretoria, a concessionária já implantou mais de 8 mil metros das chamadas faixas de alerta no trecho da concessão.

E os resultados já começam a fazer efeito nos trechos que receberam a nova estrutura. De janeiro a agosto de 2018, do quilômetro 158+500 ao 164+000 da Via Anhanguera, após a implantação da faixa de alerta houve uma redução de 86% no total de acidentes e 100% no total de feridos. Antes da implantação foram registrados 7 acidentes com 4 feridos, e após a inserção da faixa de alerta, o número de acidentes caiu de 1 para nenhuma vítima.

De janeiro a agosto de 2018, do quilômetro 219+450 ao 222+80 da Via Anhanguera, após a implantação da faixa de alerta houve uma redução de 100% no total de acidentes e 100% no total de feridos e fatalidades. Antes da implantação foram registrados 3 acidentes com 3 feridos e 1 fatalidade, e após o investimento do novo mecanismo, o número de acidentes, feridos e fatalidades caiu para 0.

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu