Com salários em atraso trabalhadores da Duraferro continuam mobilizados

Categoria Cidade, Notícias Publicado em
- Updated

A empresa Duraferro ainda não colocou em dia os salários atrasados. O pagamento relativo ao mês de agosto deveria ter sido efetuado na terça-feira (05), mas isso não ocorreu.

Na manhã desta quarta-feira (06), os trabalhadores da empresa participaram maciçamente de uma assembleia na porta da fábrica organizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Araras. O Sindicato da categoria tem atuado no campo jurídico e em permanente intermediação com a empresa.

O Sindicato notificou a empresa e os trabalhadores da Duraferro estão em “estado de greve”, sendo que o movimento paredista pode ser deflagrado a qualquer momento. No dia 08 de agosto ocorreu uma paralisação de protesto durante o período da manhã, com adesão total dos funcionários. Naquele mesmo dia as atividades foram retomadas com o compromisso posterior de regularização dos pagamentos, o que não foi efetivado.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Luiz Carlos Proni explicou o caso. “É uma situação difícil que estamos acompanhando de perto. Muitos trabalhadores estão com pendências de aluguel, contas e até com dificuldade para suas necessidades básicas de alimentação por causa desse atraso”, afirmou.

O presidente também destacou que a solução depende da empresa mas que “o Sindicato tem dado todo o suporte e também pede a compreensão e solidariedade de toda a cidade”, disse Proni.

Indisponibilidade de bens

Sem uma perspectiva de rápida solução o Sindicato ingressou com ações judiciais contra a empresa Duraferro. As medidas jurídicas visam exigir o cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho que estabelece os prazos para pagamento dos salários e adiantamento (vale) com a aplicação de multa, juros e correção monetária. Além disso, o Sindicato também cobra o recolhimento do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) que também não está sendo realizado há meses.

Em uma dessas ações o Sindicato requisitou o bloqueio dos bens da empresa Duraferro. A Justiça do Trabalho determinou a indisponibilidade do imóvel (terreno e prédio) em que a empresa está instalada na Estrada Municipal Fábio da Silva Prado. “Existe franca possibilidade de que a empresa venha a se tornar insolvente, inviabilizando o pagamento das verbas de natureza alimentar devidas aos trabalhadores, impondo-se o deferimento da tutela de urgência formulada em exordial, pelo que declaro, com base no artigo 185-A do CTN, a indisponibilidade do imóvel”, decidiu o Juiz do Trabalho de Araras, Luis Rodrigo Fernandes Braga.

Os advogados do Departamento Jurídico do Sindicato vem prestando atendimento especial aos trabalhadores da Duraferro, sócios ou não sócios, esclarecendo dúvidas e fornecendo informações. Inclusive, estará com atendimento em regime de plantão neste próximo sábado (09) das 9h00 às 11h00 na sede localizada na Av. Zurita, 525, Jardim Belvedere.

Duraferro/Bardella

Conforme informações da página das empresas na internet a Duraferro foi fundada em Araras no ano de 1985 atuando no setor de pontes rolantes e laminação siderúrgica. No ano de 2009 a Duraferro foi adquirida e passou a ser administrada pela Bardella S.A. Indústrias Mecânicas. A controladora Bardella foi fundada em 1911 e atua no fornecimento de equipamentos para os setores de industriais de Metalurgia, Energia, Petróleo, Gás, Movimentação de Materiais, Aços Trefilados e Aços Laminados.

Em Araras, a Duraferro/Bardella atualmente conta com cerca de 200 funcionários. O Sindicato apurou que outras empresas do grupo Bardella em outras cidades também estão com salários atrasados.

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu