Com salários em atraso trabalhadores da Duraferro continuam mobilizados

Categorias Cidade, Notícias On
- Updated

A empresa Duraferro ainda não colocou em dia os salários atrasados. O pagamento relativo ao mês de agosto deveria ter sido efetuado na terça-feira (05), mas isso não ocorreu.

Na manhã desta quarta-feira (06), os trabalhadores da empresa participaram maciçamente de uma assembleia na porta da fábrica organizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Araras. O Sindicato da categoria tem atuado no campo jurídico e em permanente intermediação com a empresa.

O Sindicato notificou a empresa e os trabalhadores da Duraferro estão em “estado de greve”, sendo que o movimento paredista pode ser deflagrado a qualquer momento. No dia 08 de agosto ocorreu uma paralisação de protesto durante o período da manhã, com adesão total dos funcionários. Naquele mesmo dia as atividades foram retomadas com o compromisso posterior de regularização dos pagamentos, o que não foi efetivado.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Luiz Carlos Proni explicou o caso. “É uma situação difícil que estamos acompanhando de perto. Muitos trabalhadores estão com pendências de aluguel, contas e até com dificuldade para suas necessidades básicas de alimentação por causa desse atraso”, afirmou.

O presidente também destacou que a solução depende da empresa mas que “o Sindicato tem dado todo o suporte e também pede a compreensão e solidariedade de toda a cidade”, disse Proni.

Indisponibilidade de bens

Sem uma perspectiva de rápida solução o Sindicato ingressou com ações judiciais contra a empresa Duraferro. As medidas jurídicas visam exigir o cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho que estabelece os prazos para pagamento dos salários e adiantamento (vale) com a aplicação de multa, juros e correção monetária. Além disso, o Sindicato também cobra o recolhimento do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) que também não está sendo realizado há meses.

Em uma dessas ações o Sindicato requisitou o bloqueio dos bens da empresa Duraferro. A Justiça do Trabalho determinou a indisponibilidade do imóvel (terreno e prédio) em que a empresa está instalada na Estrada Municipal Fábio da Silva Prado. “Existe franca possibilidade de que a empresa venha a se tornar insolvente, inviabilizando o pagamento das verbas de natureza alimentar devidas aos trabalhadores, impondo-se o deferimento da tutela de urgência formulada em exordial, pelo que declaro, com base no artigo 185-A do CTN, a indisponibilidade do imóvel”, decidiu o Juiz do Trabalho de Araras, Luis Rodrigo Fernandes Braga.

Os advogados do Departamento Jurídico do Sindicato vem prestando atendimento especial aos trabalhadores da Duraferro, sócios ou não sócios, esclarecendo dúvidas e fornecendo informações. Inclusive, estará com atendimento em regime de plantão neste próximo sábado (09) das 9h00 às 11h00 na sede localizada na Av. Zurita, 525, Jardim Belvedere.

Duraferro/Bardella

Conforme informações da página das empresas na internet a Duraferro foi fundada em Araras no ano de 1985 atuando no setor de pontes rolantes e laminação siderúrgica. No ano de 2009 a Duraferro foi adquirida e passou a ser administrada pela Bardella S.A. Indústrias Mecânicas. A controladora Bardella foi fundada em 1911 e atua no fornecimento de equipamentos para os setores de industriais de Metalurgia, Energia, Petróleo, Gás, Movimentação de Materiais, Aços Trefilados e Aços Laminados.

Em Araras, a Duraferro/Bardella atualmente conta com cerca de 200 funcionários. O Sindicato apurou que outras empresas do grupo Bardella em outras cidades também estão com salários atrasados.

Você pode ler também!

Farmacêutico Gilberto Rodrigues receberá a cidadania ararense em sessão solene na Câmara Municipal

A autoria da homenagem é do Presidente da Câmara Municipal de Araras, o vereador Carlos Alberto

Read More...

Câmara de vereadores de Araras aprova desafetação de área no Jardim Cândida

Os parlamentares aprovaram na última segunda-feira (19), durante a 29ª sessão ordinária, o projeto de Lei

Read More...

Calendário Oficial de Eventos de Araras terá a Semana do Capoeirista e o Dia Municipal da Capoeira

Os vereadores aprovaram na última segunda-feira (19), durante a 29ª sessão ordinária, o projeto de lei

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu