Samu arrecada garrafas para fazer bonecos de treinamento

Categorias Notícias, Prefeitura de Araras

O Samu de Araras (Serviço Móvel de Urgência) vai ministrar um treinamento de ressuscitação cardiopulmonar para até 4 mil pessoas, no dia 17 de setembro no Sayão Futebol Clube. Para o treinamento será necessária a confecção de 500 bonecos, utilizados para a demonstração das manobras, por isso a unidade está arrecadando garrafas descartáveis (PETs) de 2 litros e 2,5 litros de qualquer tipo de produto (com exceção de produtos de limpeza). A doação pode ser feita diretamente no local, em qualquer horário (24 horas).

O objetivo do treinamento é habilitar pelo menos 4 mil pessoas para realização da massagem cardíaca que ajuda a salvar vidas, e os bonecos feitos de garrafas descartáveis são a principal ferramenta do treinamento de ressuscitação cardiopulmonar, já que eles são utilizados para demonstrar como fazer as manobras. Para confeccionar estes bonecos são utilizados também bolinhas de isopor, jornal e espuma granulada. Itens que o Samu está pedindo como doação para a população. Quem quiser doar basta levar os produtos diretamente no Samu (ao lado do Corpo de Bombeiros), na Avenida Dona Renata.

A garrafa PET tampada tem a pressão igual à do tórax humano e por isso ela é colocada dentro de uma camiseta usada com as extremidades grampeadas e preenchida com vários tipos de resíduos como flocos de isopor ou jornal. As garrafas de Coca-Cola são as mais parecidas com o tórax humano e por isso são as melhores, mas pode ser qualquer garrafa.

“Precisamos fazer vários bonecos e temos que enchê-los, por isso precisamos que a população colabore. Pode ser garrafa de qualquer tipo, seja refrigerante, suco e etc e é só a pessoa trazer no Samu. Pode ser em qualquer horário, tanto de dia quanto a noite”, explicou Marili Souza, enfermeira coordenadora do Samu.

Alunos de escolas da cidade também vão participar do treinamento e eles estão ajudando na confecção de bonecos. Segundo Marili, ela está indo nas escolas para ensinar como fazer os bonecos.

“Eu vou à escola e ensino o professor de educação artística e ele ensina os alunos”, emendou.

O curso

O curso será ministrado por instrutores do Samu, será gratuito e acontece das 8h às 17h no Sayão. Os participantes serão dividido por grupos de 500 a 1 mil pessoas (com 10 instrutores) e vários horários: 1º grupo – das 8h30 à 10h, 2º grupo – 10h30 às 12h, 3º grupo – das 13h às 15h e 4º grupo – das 15h30 às 17h.

As inscrições serão feitas no local a partir das 7h com a Distribuição das equipes nos lugares e podem participar pessoas a partir dos 12 anos e não te limite de idade.

O treinamento segue as diretrizes internacionais relacionadas ao preparo de pessoas leigas ou profissionais da saúde para o reconhecimento e atendimento de uma parada cardiorrespiratória. Ensina a pessoa como atuar desde o momento que uma pessoa tem um colapso súbito até a chegada dos profissionais de saúde.

O curso oferece: o reconhecimento da parada cardiorespiratória, bordagem e prática da sequência de atendimento, treinamento das manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), manuseio e utilização do desfibrilador externo automático.

O curso tem a supervisão do médico intensivista, cardiologista, coordenador do Samu de Araras e Diretor do Centro de Treinamento e Emergências da Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, Agnaldo Piscopo. Ele também é o idealizador e inventor do boneco de garrafas PETs – uma alternativa muito mais barata do que os manequins de treinamento industrializados.

Fonte: Tribuna do Povo – Site

Você pode ler também!

Matheus Ceará apresenta seu novo show “Papai é uma piada” em Araras

A Brain e a Teatro GT trazem para o interior do Estado de São Paulo Matheus

Read More...

Câmara aprova projeto que cria o Conselho Municipal do Bem-Estar Animal em Araras

Foi aprovado por unanimidade, na última segunda-feira (20), durante a 16ª sessão ordinária, na Câmara Municipal

Read More...

Câmara de vereadores cria Comissão para efetuar fiscalização preventiva de maus tratos nos animais da Festa do Peão de Araras

Os vereadores aprovaram na última segunda-feira (20), durante a 16ª sessão ordinária, na Câmara Municipal de

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu