A ação contou com apoio de mototaxistas
Na tarde desta terça-feira (24), um ladrão de comércio foi preso pela segunda vez em menos de 24 horsa em Araras (SP). Logo após ter sido liberado pela audiência de custódia.
Na tarde de ontem (23), a equipe de ROCAM composta pelos policiais Cb Gleber e Sd Saturnino estavam em patrulhamento pela Zona Leste quando um cidadão informou que seu estabelecimento comercial tinha acabado de ser furtado.
O comerciante passou as características do infrator e após realizarem o patrulhamento próximo do local, os policiais acabaram localizando o criminoso no ponto de ônibus da Av. Augusta Viola da Costa. O mesmo foi abordado preso em flagrante.
Logo em seguida foi conduzido até a delegacia de polícia onde permaneceu a disposição da justiça.
Hoje ele foi levado para o fórum de Araras (SP), e passou pela audiência de custódio. Onde o senhor juiz, avaliou a situação e determinou a soltura (liberação) do indivíduo. Ele foi levado para a delegacia, para aguardar o alvará de soltura. Porém, em dado momento ele acabou indo embora e aproveitou para praticar mais cinco furtos na região central da cidade.
Ao tentar vender produtos furtados em um mototaxi, acabou sendo presos por eles mesmos, que acionaram os Policiais Municipais que estão trabalhando na zona azul, que com o apoio da Polícia Militar conduziram o mesmo ao plantão policial. Amanhã, ao meio dia ele deverá passar novamente pela audiência de custódia.
A audiência de custódia é o instrumento processual que determina que todo preso em flagrante deve ser levado à presença da autoridade judicial, no prazo de 24 horas, para que esta avalie a legalidade e necessidade de manutenção da prisão. Desde sua implantação em 2015, ela vem causando polêmica na medida em que o Judiciário também anseia que o projeto reduza o total de detentos do Estado de São Paulo. A pretensão causa incômodo a delegados e promotores de Justiça.
Fonte: Repórter Beto Ribeiro