Araras é destaque por garantir acesso à informação

Categoria Cidade, Notícias Publicado em
- Updated

Um levantamento realizado pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo aponta que apenas 11,16% das prefeituras paulistas possuem políticas públicas para aceso à informação. O órgão elenca quatro itens importantes, e o município já contempla todos eles: possuir arquivo público; regulamentar a lei de acesso à informação; participar do Encontro Paulista sobre Gestão Documental; e já ter sido atendido pelo Centro de Assistência aos Municípios.

O Arquivo Público do Estado é vinculado à Secretaria de Governo e órgão central do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo, por meio do Centro de Assistência aos Municípios.

Segundo o Arquivo Público de São Paulo, no final de outubro foi finalizada a ‘Pesquisa referente à Gestão Documental e Acesso à Informação nas prefeituras paulistas’. A pesquisa tem o intuito de levantar dados e desenvolver indicadores – no âmbito das prefeituras paulistas – relativos à implementação de políticas públicas de gestão documental e acesso à informação.

De acordo com dados do órgão, a cidade possui Arquivo Público regulamentado pela Lei 4153 criada em 14/05/2008 (portanto na gestão de Luiz Carlos Meneghetti). O arquivo público de Araras é vinculado ao Gabinete do Prefeito e o município já possui a Comissão de Avaliação de Documentos, existente desde a lei que criou o Arquivo Público Municipal. Apesar disso ainda falta ao município possuir Tabela de Temporalidade de Documentos. Segundo o órgão estadual, o trabalho de estabelecer a Tabela de Temporalidade não foi iniciado. A Lei Municipal nº 4.153, de 14/05/2008, que “Dispõe sobre a criação do arquivo público municipal e dá outras providências” prevê em seu Art. 3º, VI, e Art. 8º e 9º, a criação da Comissão de Avaliação de Documentos, mas isso nunca ocorreu.

Apesar dos avanços, em parte eles foram forçados pelo próprio Ministério Público. O próprio Arquivo Público do Estado explica que o Município chegou a ser acionado pelo Ministério Público do Estado e então regulamentou a Lei de Acesso à Informação. A Lei de Acesso à Informação foi regulamentada pela Lei Municipal 4797 de 21/10/2015.

Em Araras, no quesito de Acesso à informação, até existe a previsão de pelo menos uma instância recursal. Enquanto o pedido de acesso à informação é decidido pela 1ª Instância Recursal, a Autoridade Gestora Municipal, a 2ª Instância Recursal cabe ao prefeito (Chefe do Poder Executivo), ou ao Presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal ou à autoridade máxima dos órgãos da administração pública municipal direta e indireta dos Poderes Executivo e Legislativo.

Araras também possui previsão para autoridades classificarem informações quanto ao grau de sigilo e para garantir acesso à informação, possui previsão de responsabilização do servidor em caso de negativa de informação.

Existe também a previsão de criação do SIC (Serviço de Informação ao Cidadão). Na Câmara de Araras esse SIC pode ser acessado pelo próprio site. na sua última semana de governo o ex-prefeito Nelson Brambilla (PT) regulamentou por meio de decreto a implementação do Sistema de Acesso à Informação. O decreto prevê que o SIC (Serviço de Informação ao Cidadão) atenderá ao público no Paço Municipal, localizado à Rua Pedro Álvares Cabral, Centro, das 9h às 16h, nos dias úteis e a Secretaria Municipal da Administração ficou responsável pelo SIC.

           

Apenas 51 Prefeituras de SP indicam ter Arquivo Público

Conforme o Governo de São Paulo, o Arquivo Público Estadual realizou contatos e encaminhou ofícios a todos os prefeitos do Estado, solicitando a indicação de um servidor responsável para preenchimento do questionário eletrônico, que permaneceu disponível entre os dias 21 de agosto e 11 de outubro, prorrogado até o dia 20, para os que já haviam realizado o cadastro.

Das 645 prefeituras paulistas, 410 (63,6%) realizaram o cadastro prévio indicando um responsável, e 371 (57,5%) finalizaram a pesquisa. Já dentre os dados coletados, destacou-se que apenas 51 prefeituras (13,7% de 371) indicaram a existência de algum ato oficial referente ao Arquivo Público Municipal – incluindo neste rol, restrito, Araras. Por outro lado, 181 prefeituras (48,8% de 371) apontaram a existência de ato relativo à regulamentação local da Lei de Acesso à Informação – Araras também está inclusa neste caso.

A pesquisa também visou coletar dados sobre a existência de comissões de avaliação de documentos, tabelas de temporalidade, digitalização e eliminação de documentos nas prefeituras. Foram observadas ainda, informações sobre a transparência ativa e o serviço de informações ao cidadão (SIC).

Os dados recebidos serão sistematizados e analisados, visando à elaboração de publicações técnicas e servirão de base para o planejamento de diversas atividades do Centro de Assistência aos Municípios.

Fonte: Tribuna do Povo – Site

Araras é destaque por garantir acesso à informação

08

Você também pode ler:

Corrida 24 de Março arrecada 249 litros de leite para o Fuss

A edição 2025 da Corrida 24 de Março, em comemoração aos 154 anos de emancipação político-administrativa de Araras, aconteceu

Ler mais...

Acervo da Biblioteca Municipal recebe 160 novos livros

No mês de março, mais 160 novos livros foram adicionados ao acervo da Biblioteca Municipal Martinico Prado. Com obras

Ler mais...

Campanha de vacinação contra a influenza foi adiantada em Araras

A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informa que campanha de vacinação contra a influenza

Ler mais...

Mobile Sliding Menu