Regularização da Cooperativa Araras Limpa pode sair neste ano

Categorias Notícias, Prefeitura de Araras em
- Updated

O processo para regularizar a Cooperativa de Reciclagem Araras Limpa pode ser concluído até dezembro. A previsão foi divulgada pelo secretário municipal de Serviços Públicos, Urbanos e Rurais, Carlos Cerri Júnior. Atualmente, apenas 1% do lixo doméstico produzido na cidade é encaminhado para a reciclagem.

As tratativas entre a Prefeitura e os cooperados continuam, mas os detalhes serão divulgados pelo prefeito Pedrinho Eliseu (PSDB) possivelmente até dezembro deste ano. Por enquanto, Cerri explica que um importante caminho foi concluído e o principal “nó” da Araras Limpa está para ser desatado.

Trata-se do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) que está irregular e impede que os cooperados vendam os recicláveis para empresas, que permite gerar renda e pagamento dos salários para os coletores. “O processo para regularizar está muito avançado e deve ser finalizado nas próximas semanas”, confirma Cerri.

Outro detalhe que será divulgado posteriormente pelo prefeito Pedrinho é a parceria que será fechada entre a cooperativa e uma empresa de uma cidade vizinha, que trabalha com o processo de transformação. “A empresa mostrou interesse em fechar a parceria e ela não somente recebe o reciclado como também transforma em produtos, o que é ideal”, explica.

A retomada da Araras Limpa acontece depois de matéria publicada em setembro deste ano pela Tribuna, que mostrou que das 110,79 toneladas de lixo doméstico dos ararenses (lixo seco e resto de alimentos), apenas 3 mil toneladas são recolhidas e encaminhadas para a reciclagem, algo em torno de 1%.

A retomada da cooperativa foi uma promessa de campanha de Pedrinho e até cogitou-se a criação de uma nova, mas tornaria a situação mais burocrática. “Já temos coletores que trabalham no aterro sanitário, onde fica a Araras Limpa. Optamos pelo melhor que é regularizar o CNPJ”, enfatiza Cerri.

Além da parceria com empresas o CNPJ permite que os cooperados paguem a Previdência Social como qualquer empresa. “Importante afirmar que a Araras vai continuar como sempre foi, sem vínculo empregatício com a Prefeitura. A Prefeitura continua a oferecer água, eletricidade, o local para a separação do lixo e os caminhões usados na coleta”, explica.

Cerri disse que a previsão da retomada da Araras Limpa é para a primeira semana de janeiro. “Já estamos cadastrando o nome dos coletores que já trabalham nela e outros que demonstram interesse. A meta é começar com 50 profissionais, mas podendo chegar até 80”, avalia.

Cooperativa funcionará como uma empresa

Cerri citou que o objetivo é impulsionar a Araras Limpa como uma empresa e ela contará com presidente, vice-presidente, secretário e outros cargos. A liderança já existe mesmo diante a atual situação, que aguarda a regularização do CNPJ. “É gratificante ver que os cooperados traçam metas e têm planejamentos. Eles querem expandir a coleta para outros bairros e para isso a Prefeitura poderá destinar mais dois caminhões, que somados serão quatro para a coleta”, detalha.

No caso da empresa que fechará parceria com os cooperados, ela será responsável pela manutenção do local e compra de uniformes para os trabalhadores. “A empresa vai firmar compromisso e uniformizar a cooperativa, dar equipamentos de proteção, colocar caixas para seleção do lixo coletado. Também fará a manutenção na área com troca de lâmpadas e telhas”, informa Cerri.

Outra empresa mostrou interesse pela ampliação da coleta seletiva e vai doar 200 big bags para a Prefeitura. Big bags são embalagens usadas para coleta, transporte e armazenagem de resídios sólidos e materiais reciclados. “Serão colocadas em escolas e outros prédios públicos para motivas a coleta seletiva e serão retiradas todos os dias pelos coletores”, afirma.

Por fim, Cerri pondera que a ampliação da coleta seletiva para outros bairros não sairá de uma hora para outra. “Se a gente conseguir reciclar 10% até o fim do ano que vem será um importante número. Além de preservar o meio ambiente o lixo gera trabalho e renda. Já estudamos um cronograma nos moldes da coleta do entulho e vamos fechar parceria, inclusive, com condomínios”, finalizou.

Fonte: Tribuna do Povo

Regularização da Cooperativa Araras Limpa pode sair neste ano

Você pode ler também!

Demutran inicia pintura de solo termoplástica na Avenida José Marques da Silva, no Jardim das Flores

O Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) iniciou na última semana a pintura de solo termoplástica (especial) na Avenida José

Read More...

Araras terá castramóvel para animais pré-cadastrados pelo Canil Municipal

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura informa que neste sábado (30), disponibilizará o serviço de um castramóvel

Read More...

Prefeitura prepara Cemitério Municipal para receber visitantes no Dia de Finados

O Dia de Finados se aproxima e o Cemitério Municipal já está preparado para receber os visitantes no feriado.

Read More...

Mobile Sliding Menu