O prefeito Pedrinho Eliseu protocolou nesta quinta-feira (18/01) no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), em sua sede, no Rio de Janeiro/RJ, um pacote de solicitações de financiamento para investimento em várias áreas de infraestrutura na cidade de Araras, totalizando R$ 60 milhões.
A comitiva ararense contou com o próprio prefeito Pedrinho Eliseu, o secretário municipal de Planejamento, Paulo Bertolini, e o presidente do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras), Rubens Franco Júnior.
Pedrinho Eliseu conheceu as novas linhas de crédito e como funciona o sistema de financiamento do BNDES, que pratica as menores taxas de juros do sistema bancário, prazos de carência e amortização bem mais flexíveis e adaptáveis ao setor público. “O BNDES empresta dinheiro com juros mais baixos e com boa carência, o que nos motivou a fazer essa solicitação. Araras precisa de vários investimentos em infraestrutura e estamos trabalhando para isso”, comentou o prefeito Pedrinho Eliseu.
Onde investir
A verba solicitada envolve vários projetos elaborados pela Prefeitura, com destaque para o Terminal Urbano da zona leste, reforma do Terminal Urbano Prefeito Milton Severino, compra de novos ônibus para o TCA e melhorias nas vias públicas (asfaltamento, recapes e microdrenagens). Para o Saema, a verba seria destinada para a implantação de duas novas adutoras (tubulações para levar água tratada), o SABAZ Norte e o SABAZ Leste.
Na área de Mobilidade Urbana, dependendo do projeto, o município pode conseguir até 80% de financiamento do valor total apresentado, com prazos de até 20 anos para pagamento.
Nesta primeira reunião, o prefeito de Araras se reuniu com a diretora do BNDES, Marilene de Oliveira Ramos Múria dos Santos, e seus assessores técnicos Dalmo Fujita e Rodrigo Moreira, que cuidam das áreas de energia, gestão pública, socioambiental, saneamento e transporte. “É nosso interesse apoiar os municípios e as propostas de Araras estão bastante avançadas naquilo que nós esperamos de um poder público”, afirmou a diretora do Banco.
Segundo o prefeito, o pedido geral foi de R$ 60 milhões, mas após este primeiro encontro os diretores do BNDES orientaram a equipe ararense a fazer algumas melhorias nos projetos, como unificação ou até eliminação de alguns pedidos. A próxima etapa é a Prefeitura apresentar projetos mais detalhados em novas reuniões técnicas.
Pedrinho mostrou-se otimista porque Araras necessita desses investimentos e o Município tem condições de fazer esse financiamento. “A diretora do BNDES nos informou que Araras tem capacidade de captação de recursos, mas agora vamos para as próximas etapas”, disse o prefeito.
Saema deve implantar duas novas adutoras para levar água tratada às regiões leste e norte
Fonte: Secom/Prefeitura de Araras