Secretário de Saúde confirma que Araras está fora da área de risco da Febre Amarela

Categoria Notícias, Saúde Publicado em
- Updated
Secretário de Saúde tranquiliza população sobre doença, e alerta que vacina aplicada na cidade é somente para vem vai viajar para matas e fazendas nas áreas de risco.

         O secretário municipal de Saúde de Araras, Luiz Emílio Salomé, relatou nesta quarta-feira (17/01) que os ararenses podem ficar tranquilos sobre a Febre Amarela, pois a cidade de Araras está fora da área de risco.

A Organização Mundial de Saúde incluiu a cidade de São Paulo nesta semana como área de risco e, consequentemente, estendeu para todo o Estado de São Paulo a recomendação para a população se vacinar com as doses fracionadas. Essa medida de precaução da OMS ocorreu porque a entidade não tem como prever especificamente o destino de viajantes nesses territórios.

Entretanto, o Ministério da Saúde incluiu apenas a região oeste do Estado como área de risco, e a Secretaria de Estado de Saúde informou que somente 54 cidades integram essa lista, e Araras está fora. A vacinação fracionada nessas 54 cidades, para toda população, foi antecipada para 29 de janeiro.

A recomendação é que os moradores de outras cidades, como Araras, só tomem a vacina contra a Febre Amarela quem realmente vão viajar para essas áreas de risco, ou para matas e fazendas. “Importante ressaltar que o munícipe faça a imunização em casos realmente pertinentes e necessários”, comentou o secretário de Saúde de Araras, Luiz Emílio Salomé. E quem já recebeu uma dose completa já está imunizado pela vida inteira.

 

Novas doses vão chegar em Araras na próxima semana

A Secretaria Municipal de Saúde de Araras recebeu centenas de pessoas nesta semana em busca da vacina contra a Febre Amarela, depois da notícia da OMS de que todo o Estado estaria na área de risco. Como explicado, Araras está fora dessa área de risco, mas mesmo assim muitas pessoas foram até a Secretaria em busca da vacina.

A Diretora da Vigilância Epidemiológica de Araras, Margareth Pagotti, pediu para a população não se desesperar. Ela relatou que aplica em média 50 vacinas por dia contra a Febre Amarela, mas em dois dias desta semana (15 e 17) se esgotaram as 1000 doses de estoque da Secretaria Municipal de Saúde.

O motivo foi que muitas pessoas, mesmo sem necessidade, se dirigiram à Secretaria de Saúde nesta semana em busca da imunização. Inclusive centenas de pessoas e viajantes da região também foram atrás das vacinas, pois não estão conseguindo as doses em suas respectivas cidades.

Um novo lote de doses chegará da Secretaria de Estado na quarta-feira da próxima semana, dia 24. Desta forma, a retomada de imunizações na Secretaria Municipal de Saúde será no dia 26. Os dias de vacinação contra a Febre Amarela em Araras são de segunda, quarta e sexta-feira.

Fonte: Secom/PMA

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu