Com o objetivo de ampliar os mecanismos de segurança oferecidos à população, a Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, apresentará um modelo de sistema eletrônico inteligente de câmeras de monitoramento e vigilância pública e privada para blindar a cidade de Araras.
O encontro acontecerá na segunda-feira (26), às 10h, no anfiteatro da Casa da Memória Pedro Pessotto Filho para empresários, gerentes bancários e autoridades do município e do Estado.
O sistema será apresentado pelo guarda civil municipal Max, da corporação de Cordeirópolis/SP, onde já funciona abrangendo cidades da região. O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Civil de Araras, Marcos Buzolin Gonçalves, juntamente com o delegado de Polícia de Araras, Tabajara Zuliani dos Santos, foram até Cordeirópolis recentemente conhecer essa tecnologia.
A proposta da Prefeitura de Araras é investir num sistema de monitoramento por câmeras na cidade e instalar uma Central de Monitoramento e Inteligência, e esse é um dos modelos que está sendo avaliado pela Administração Municipal.
Com esses recursos é possível fazer monitoramento 24 horas pelas forças de segurança da cidade, englobando a Guarda Civil Municipal, Polícia Civil e Polícia Militar. Também possibilita pessoas que já possuem sistemas de alarmes e câmeras de vigilância em suas residências de interagir com a Central de Monitoramento e Inteligência.
A Central ficaria instalada na Delegacia de Polícia Civil, onde teriam representantes fazendo diretamente esse monitoramento. As equipes em patrulhamento seriam subdivididas em setores regionalizados, ou seja, em cinco setores: região central, região norte, região sul, região leste e região oeste.
Na prática
Esse sistema de monitoramento possibilita vários recursos para fortalecer a segurança de um município. Quando ocorrer um acionamento pelo botão de pânico ou uma cerca elétrica violada, porta arrombada, o sistema de segurança é imediatamente acionado e, em tempo real, os sistemas eletrônicos nas viaturas acionam a equipe de policiamento mais próxima do local, por meio do sistema de GPS.
Em alguns casos, as pessoas que saírem de casa por mais tempo, as suas residências são monitoradas pelas forças de seguranças unidas. Deste modo, o sistema de inteligência artificial aciona eletronicamente as equipes de policiamento mais próximo, cujo tempo de resposta não é maior que cinco minutos.
A novidade inteligente pode identificar todos os veículos irregulares que entrarem na cidade, como veículos furtados, roubados ou doublês. Este sistema eletrônico tem condições de cruzar dados e informações relevantes que identifica todos os suspeitos e veículos.
“Com esse novo sistema será possível saber em tempo real a situação de todas as cidades circunvizinhas e adjacentes quanto aos delitos que venha a acontecer. Teremos como interceptar qualquer tentativa de invasão na circunscrição do nosso município, pelos criminosos. Se existir interesse da participação de todos, pretendemos fazer uma parceria pública privada e fazer uma licitação para a aquisição do software e equipamentos eletrônicos. Desta forma é que podemos fazer uma Araras mais segura”, explicou o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Marcos Buzolin Gonçalves.
Fonte: Secom