Dezembro Verde: mês é de conscientização sobre abandono de animais em Araras

Categoria Eventos, Notícias Publicado em

Cronograma desenvolvido pelo Departamento de Meio Ambiente terá duas feiras de adoção e posse responsável, dias 8 e 22, na Praça Barão

Com o objetivo de conscientizar a população sobre o abandono de animais em Araras, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos Urbanos e Rurais, deu início ao “Dezembro Verde”- mês de Combate, Conscientização e Relação ao Abandono de Animais.

Desenvolvido pelo DMA (Departamento de Meio Ambiente), o último mês do ano contará com duas Feiras de Adoção e Guarda Responsável de animais do Canil Municipal, uma neste sábado (8) e outra, no dia 22. As duas ações acontecem na Praça Barão, das 9h às 13h.

“Com essas duas feiras que estão prestes a acontecer, completaremos 12 neste ano. Na do dia 8, teremos 20 animais para adoção, 10 filhotes de gatos e 10 cães, sendo oito adultos e dois filhotes. Até o momento, 69 animais do Canil ganharam novos lares”, comentou a tecnóloga ambiental do DMA, Marcela Gambarotto Teixeira.

Atualmente, o Canil Municipal, localizado na Estrada Luiz Segundo D’Alessandri, conta com 93 animais para adoção.

“Dezembro Verde”

Quem for às feiras, além da oportunidade de adotar um “novo amigo”, poderá obter mais informações a respeito sobre o “Dezembro Verde” e suas questões de abandono animal. “Neste mês de combate, conscientização e relação ao abando de animais, nós, nas feirinhas de adoção iremos entregar panfletos informativos a população na tentativa de coibir essa prática. Diariamente, aqui no Canil, nós recebemos muitas ligações de pessoas que desejam se desfazer de seus animais, por muitos motivos; por que cresceu demais, por latir, por não aceitar, entre outras situações”, comentou a veterinária do Canil Municipal, Mariana Oliveira.

A veterinária reforça que em Araras, por determinação legal, a Prefeitura não pode recolher os animais com donos. “Nós não podemos recolher os animais saudáveis, a proibição é do Ministério Público. O nosso trabalho deve ser realizado somente com animais em situação de rua, sem dono, doentes, vitimas de maus-tratos ou que estão em sofrimento. Porém, o que o pessoal não entende é que esses animais que estão na rua, um dia foram abandonados”, acrescentou a médica.

Abandono de animais é crime

Segundo a Lei Municipal 5.047, de 17 de outubro de 2017, abandonar um animal “a sua própria sorte” é crime. “Se uma pessoa abandonar, filmar, denunciar ou se flagrada pode responder judicialmente”, finalizou Mariana.

A Lei Municipal estabelece, no município de Araras, multas e penalidades administrativas para aqueles que praticarem atos que importem em abuso, maus-tratos, ferimento ou mutilação aos animais, e dá outras providências.

Você também pode ler:

Inovação: Grupo EP divulga pesquisa sobre aumento de investimentos na área de inovação e perfil de público

Estudo revela que a tecnologia vem sendo utilizada pelas empresas com o intuito de melhorar a comunicação com o

Ler mais...

Na Sefaz, Conselheiro Dimas Ramalho faz palestra sobre Nova Lei de Licitações

O Conselheiro Dimas Ramalho, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), proferiu palestra, hoje (25/3), às

Ler mais...

Seguem abertas inscrições para oficina de chocolate na Páscoa do Limeira Shopping

O Limeira Shopping preparou uma programação especial gratuita para as famílias se divertirem no período da Páscoa. Além das

Ler mais...

Mobile Sliding Menu